05/03/2013

A QUARESMA E O JEJUM


   Muito freqüentemente no período da Quaresma ouvimos pessoas dizerem que estão realizando um período de jejum. Algumas igrejas incentivam esta prática durante este período. Mas o que a Bíblia fala sobre este assunto?
   Na Escritura Sagrada temos vários textos bíblicos falando sobre o jejum. Moisés enquanto estava no Monte Sinai recebendo a lei de Deus, jejuou por 40 dias e 40 noites (Êxodo 34.28). O povo de Nínive jejuou e se vestiu de panos de saco em sinal de arrependimento após a pregação de Jonas (Jonas 3.5). O Rei Davi jejuou ao saber da morte de Saúl e Jônatas (2 Samuel.1-12). João Batista falou para seus seguidores jejuarem ( Marcos 2.18). O próprio Jesus após o seu batismo jejuou por 40 dias e 40 noites antes de ser tentado por satanás (Mateus 4.2). E assim muitos outros textos relatam esta prática entre o povo de Deus.
   A Palavra de Deus não exige dos cristãos o jejum. Com muita frequência vemos também o foco do jejum bastante distorcido. O jejum não é um modo de nos penitenciarmos por causa de nossos pecados, ou também não deve ser usado como um método de dieta. Outros ainda pensam que se realizarem este sacrifício, então, serão merecedores da Graça de Deus ou pensam que Deus tem a obrigação de atender os seus desejos. Jejuando ou não, Deus promete atender as nossas orações quando pedimos de acordo com a Sua Palavra. Em 1 João 5.14 lemos “Se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve”.
   Há ainda aqueles que realizam o jejum para serem vistos ou para passarem aos outros a idéia de que são cristãos fervorosos. A estes a Palavra de Deus diz em Mateus 6.18-18: “Quando vocês jejuarem, não façam uma cara de tristes como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas quando você jejuar, lave o rosto, e penteie os cabelos para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”.
Vejam, em momento nenhum estes textos bíblicos ordenam o jejum, e também observamos que ele não traz nenhum mérito para a pessoa. Se você quiser jejuar, que isso seja feito para honra e glória de Deus, para que você possa ter um momento de maior concentração e comunhão mais profunda com Deus. Não faça isto pensando em alguma recompensa. Deus derramará sobre você as suas bênçãos, mas por amor e graça.
Também precisamos lembrar que muito mais importante do que algum sacrifício é o amor. Em Oséias 6.6 Deus diz “Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios.” Isso é reafirmado por Jesus em Mateus 12.7. Ou seja, não adianta as pessoas realizarem jejuns, especialmente nestes dias de quaresma, se em outros períodos ou no seu dia a dia vivem de uma maneira que desonra a Deus e a sua vontade.
   É por isso que Jesus mostra que a bondade e o amor, o respeito para com Deus e com o próximo são muito mais importantes do que qualquer período de jejum. O que Deus quer é uma fé verdadeira, que sabe que nada merecemos, mas que fomos agraciados com o perdão e conquistados por nós através de Jesus por puro amor.
   Se esta é a fé que está em teu coração, então em particular, se você quiser fazer o jejum para dedicar maior tempo e atenção as coisas de Deus, aí sim ele terá sentido. Lembre-se também de que não devemos exagerar, pois não comer por um período prolongado pode prejudicar o nosso organismo, e não é isso que Deus quer. Deus quer te ver bem, para você o servir e para servir ao teu próximo com alegria e amor. 

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB