13/03/2013

TATUAGEM E PIERCING É PECADO?

   Uma pessoa cristã pode fazer uma tatuagem ou usar piercing? Esta pergunta foi feita por um adolescente da igreja e eu gostaria de falar um pouco sobre este assunto e também verificarmos que orientações a Bíblia nos traz sobre este assunto.
   Na verdade na Bíblia não encontramos nenhum texto condenando tatuagens ou piercing, mas ela também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los. Alguns textos porém podem nos fazer refletir sobre o uso do bom senso na vida do cristão e aí sim, creio que podemos ter respostam bem significativas a respeito deste e de tantos outros assuntos que por vezes nos trazem dúvidas.
   Há um texto do Antigo Testamento bastante usado quando o assunto é tatuagens. Levítico 19.28 nos diz o seguinte: “Quando chorarem a morte de alguém não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o Senhor”. O contexto deste texto era a prática de feitiçarias, adivinhações, homenagens aos mortos. Ou seja, naquele contexto as pessoas não se tatuavam por acharem isso bonito, mas esta prática estava ligada a outras práticas que a Palavra de Deus mostra claramente que são pecado. Outro texto muito usado é Deuteronômio 14.1-2 que fala sobre o mesmo assunto, mas não usa o termo “marcas no corpo”.
   Por isso olhando para estes textos não é possível dizer que tatuar o corpo é pecado. O mesmo acontece com a questão dos piercings, não temos nenhum texto bíblico que aborde este assunto com alguma proibição ao cristão. Por isso precisamos observar outros princípios que possam nos trazer alguma orientação sobre este assunto:
   1º - Precisamos lembrar que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo. Nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. 1 Coríntios 3.16: “Certamente vocês sabem que são o Templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês”. Esse texto serve de alerta para todos aqueles que pensam: “o corpo é meu e eu faço o que eu quiser”. Isso não é bem assim, e se eu sou um cristão preciso saber que a minha vida e o meu corpo pertencem a Deus e não a mim. Preciso lembrar também que a tatuagem agride o meu corpo e é difícil de ser apagada.
   2º - O que eu faço deve ser para a honra e glória de Deus. 1 Coríntios 10.31: “Portanto quando vocês comem ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. Será que o objetivo de uma tatuagem é para honrar e glorificar a Deus ou é para a minha glória, porque eu acho bonito, porque eu quero que os outros me admirem? Mesmo que seja uma tatuagem com um símbolo ou frase cristã, preciso pensar será que esta é a melhor maneira de glorificar a Deus? Se meu objetivo é realmente testemunhar a Deus, é honrar o nome de Deus? Com toda a certeza as minhas atitudes, as minhas palavras a minha compaixão falarão muito mais do que uma tatuagem. Há também muitos símbolos ou figuras usadas em tatuagens que trazem consigo significados ocultistas e pagãos que zombam e profanam o nome de Deus. Por isso volto a perguntar, qual é realmente a intenção desta tatuagem? Paulo trazia em seu corpo marcas que mostravam que ele era um servo de Cristo, mas estas marcas não eram tatuagens, muito pelo contrário eram as marcas das chicotadas, das pedradas e das surras que ele levou por ser um pregador do Evangelho. “... pois as marcas no meu corpo mostram que sou um escravo de Jesus” (Gálatas 6.17).
   3º Não quero ser pedra de tropeço para o outro. Em nosso meio a tatuagem ainda está muito ligada a valores imorais, a rebeldia e ao modismo. E mesmo que nada disto esteja presente em minha intenção, muitas pessoas e até mesmo cristão que ainda estão iniciando a sua caminhada na fé podem ficar escandalizados com a minha atitude. É por isso que em Romanos 14.16 o Apóstolo Paulo diz: “Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom”. Por mais que eu ache bonito, por melhor que seja a minha intenção, tudo o que eu fizer como cristão também deve trazer consigo a reflexão sobre o que o outro pode pensar. Eu sei que muito se diz por aí “não me importo com o que o outro pensa”, mas o cristão deve sim se importar com o próximo e acima de tudo evitar aquilo que para aqueles que estão mais fracos na fé, possa causar escândalo. 1 Coríntios 10.32 inda diz: “Vivam de tal maneira que não prejudiquem nem os judeus, nem os não judeus, nem a igreja”.
   Penso que estes textos nos ajudam a entender que, embora não seja proibido a tatuagem ou o uso do piercing eu preciso usar o bom senso e ver se isso realmente será bom. 1 Coríntios 10.23: “Alguns dizem assim: ‘Podemos fazer tudo o que queremos’. Sim, mas nem tudo é bom. ‘Podemos fazer tudo o que queremos’, mas nem tudo é útil”.
   Outras considerações também são importantes. Se meus pais são contra eu me tatuar, creio que fica claro que não devo fazer, pois a Palavra de Deus também me orienta a respeitar e honrar meus pais (Leia Efésios 6.1-4).
   Por outro lado, se você já tem uma tatuagem ou piercing, não pense que por causa disto você não pode se aproximar de Deus. Uma pessoa que tem uma tatuagem não vai deixar de receber o amor de Deus ou o seu perdão.
   Se você está pensando em fazer uma tatuagem, reflita e pense sobre isto que aqui conversamos. Pense também nas conseqüências sociais que isto também pode te trazer: a discriminação, preconceito. Muitas áreas de trabalho também não permitem que a pessoa tenha alguma tatuagem em seu corpo. Mas acima de tudo pense na liberdade que Cristo trouxe a você, te resgatando para uma nova vida, e pense de que forma você quer usar esta liberdade.
   Deus te deu um corpo tão bonito, use-o realmente para honrar e glorificar a Ele. Que Deus guie sempre tua vida e tuas decisões. Fiquem com Jesus!
Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

Um comentário:

  1. achei legal o post. Me ajudou a tirar as minhas duvidas de adolescente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB