14/09/2011

DOMÍNIO PRÓPRIO, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Mas o fruto do Espírito é: domínio próprio” (Gálatas 5.23)

   A Bíblia, no livro de Gálatas, nos traz a explicação sobre o fruto do espírito, que deve ser encontrado na vida do crente: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Todos são fundamentais para se ter uma vida abundante, porém, nesse trecho, quero destacar o domínio próprio. O que temos contemplado normalmente são pessoas que agem por impulso, não refletem sobre suas decisões e sobre as conseqüências das mesmas, simplesmente querem agir no momento e no impulso.
   Políticos destruíram sua carreira por decisões impulsivas; casamentos são desfeitos por decisões impensadas; lares abandonados por filhos queixosos de decisões impensadas dos pais; artistas que ficaram em situações difíceis diante do seu público por “atos públicos” sem qualquer avaliação de resultados.
   A Bíblia sagrada nos oferece o manual do ser humano feliz, entre outras orientações, o exercício do domínio próprio como uma forma de atingirmos o que desejamos do jeito que Deus quer nos dar. Como fazer para obter domínio próprio? O fruto do espírito é o resultado de uma vida nas mãos de Deus, logo, o primeiro passo para obter o domínio próprio é ter uma real experiência de confiança em Jesus Cristo. O segundo passo é permitir que a Palavra de Deus guie completamente sua vida. O terceiro passo é buscar uma vida de oração com o Senhor, e uma meditação diária da Palavra de Deus. Por outro lado, o egocentrismo é um fator muito forte na falta de domínio próprio, pois a pessoa se coloca como número um em tudo, e não aceita ser contrariada, quando isto acontece vem à explosão. Falta de comunhão com o Pai celestial faz o crente irritar-se e perder o controle com coisas simples e contornáveis.
   Experimente exercer o autocontrole e verifique os benefícios que isso pode trazer. Domínio próprio, portanto, é a capacidade efetiva que o cristão deve ter de controlar seu corpo e sua mente.
   Quando Deus fez o homem, lhe deu o privilégio de dominar sobre todas as coisas. “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gênesis 1.26).
   “Por isso, parecemos, por vezes, em cidades derrubadas, pois que cidade que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25.28). Esta percepção não pode ser um convite à passividade, mas um desafio a nos conhecermos mais e a nos esforçarmos mais para viver segundo o padrão de Deus.
   Que você tenha uma ótima semana, “Acolhendo e Integrando o bom pastor Jesus em sua Vida”.


Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB