20/06/2013

O CRISTÃO E OS PROTESTOS NO BRASIL

   
   Nos últimos dias temos visto o Brasil indo para as ruas com faixas e cartazes protestar não só contra o aumento do transporte público, mas especialmente sobre as tantas coisas erradas que tem acontecido em nosso país: a corrupção, a falta de saúde e educação, gastos exagerados com os estádios para a copa, a impunidade, a crescente violência...  As pessoas têm ido às ruas porque se anojaram de ver aqueles que foram escolhidos para governar este país ficarem alheios a tudo o que está acontecendo.
   E O CRISTÃO DEVE PARTICIPAR DESTES PROTESTOS? E O QUE DIZER DAS BADERNAS QUE TEM ACONTECIDO?
   Todo o cristão é também um cidadão e a nossa Constituição Federal (artigo 5º) permite a este cidadão o direito de manifestações PACÍFICAS e a livre reunião em locais públicos, SEM ARMAS. O cristão, como cidadão deve sim lutar por um mundo com mais justiça, honestidade e paz. Porém se ele fizer isto com pedras ou porretes nas mãos, com violência ou desrespeito para com o patrimônio do seu próximo, então o seu protesto deixa de ter sentido porque ele mesmo estará ferindo a Constituição do país e pecando contra Deus por agir sem o respeito para com a vida e os bens do seu próximo.
Basta! O Brasil precisa mudar! As atitudes dos políticos e de nós cidadão precisa mudar, mas, não é com baderna que isso pode ser feito! Portanto, como cristão ficarei longe de qualquer rastro de confusão ou baderna. Particularmente penso que o cristão deve participar das passeatas e gritar a sua indignação contra a imoralidade que tomou conta, porém deve lutar pacificamente por um país mais justo.
   A Palavra de Deus nos diz em Tito 3.1: “Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom. Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação”.
   Independente de tudo o que está acontecendo com nossos governantes, as Escrituras mostram que devemos respeito aos que governam. Mesmo que muitas coisas estejam erradas eu lhes devo o devido respeito. Deus um dia pedirá contas do que os governantes fizeram, mas eu responderei pelas minhas atitudes. Posso protestar e manifestar sim a minha indignação, mas devo fazer isto de maneira calma, pacífica e com educação. Todo protesto que passa deste limite vira um desrespeito para com a autoridade que foi instituída por Deus.
   Creio que Deus quer que o cidadão cristão fale às autoridades o que Ele pensa sobre as injustiças. Isaías 10.1-3 diz: “Ai de vocês que fazem leis injustas, leis para explorar o povo! Vocês que não defendem os direitos dos pobres nem as causas dos necessitados e exploram as viúvas e os órfãos. O que vocês vão fazer no dia do castigo, quando de um país distante vier a desgraça? A quem vão pedir socorro? Onde esconderão as suas riquezas?” (NTLH). Cabe ao cidadão cristão levar educadamente esta exortação de Deus aos que o governam para que eles também possam conhecer a indignação de Deus contra as injustiça. Como o Apóstolo Paulo diz: “E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). Nós somos a voz de Deus e de Sua Palavra neste mundo!
   Entre tantos textos bíblicos há um que chama muito a atenção e que diz assim: Aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam o direito dos órfãos e protejam as viúvas” (ISAÍAS 1.17). O protesto pacífico é uma forma de defender o direito não só do órfão, da viúva, dos explorados, mas de toda uma nação, por isso eu devo fazer o que é bom e agir com justiça também.
    De nada adianta você neste momento querer pedir por justiça ou se mostrar indignado se você vive falando mal dos outros, sonega impostos, recebe troco a mais e fica quieto, vende o seu voto em nas eleições em troca de um favor, tenta subornar o policial para o livrar da multa, superfatura aquilo que está vendendo, fura a fila, tenta tirar vantagem de tudo, não se importa com o necessitado que vem lhe pedir ajuda... As injustiças cometidas pelos governantes é muitas vezes um reflexo daquilo que nós também fazemos. Por isto antes de sairmos as ruas para pedir mudanças aos governantes e ás autoridades, precisamos dobrar os nossos joelhos em arrependimento e pedir a Deus que mude primeiro o nosso próprio coração. Lembre-se: O melhor protesto que o cristão pode fazer contra as injustiças é ser um exemplo de justiça, de amor e de respeito por tudo aquilo que acontece a sua volta.
   Se você também não se sente seguro para sair as ruas, saiba que você pode fazer uma coisa muito especial e quem nos fala isto é o Apóstolo Paulo: “Peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deu em favor das pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que tem autoridade, para que possam viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito pelos outros” (1 Timóteo 2.1-2, NTLH). A oração deve sempre acompanhar a vida do cidadão cristão.
   Por fim, gostaria de dizer ainda: Não sejamos ingênuos! Em muitas passeatas mostradas pela TV vimos cartazes com recados para líderes, pastores e governantes cristãos dizendo: “Vocês serão os próximos”. Embora hoje tenhamos motivos justos e queremos somar neste ato de cidadania, tenhamos muito cuidado e não levantemos bandeira partidária. Alguns grupos que podem estar hoje ao seu lado na rua, amanhã podem estar se levantando contra a fé cristã e os princípios cristãos. Por isso vá como um cidadão cristão pacificamente lutar por uma nação mais justa e lembre-se “Feliz é a nação que tem o SENHOR como o seu Deus!” (Salmo 33.12).

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB