25/06/2013

109 ANOS DA IELB - Mensagem do Pastor Presidente

Mensagem do Presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck as comemorações 
dos 109 anos Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

20/06/2013

109 anos da IELB

No dia 24 de junho a Igreja Evangélica Luterana do Brasil completa seus 109 de fundação. Para celebrar esta data teremos na Igreja Luterana de Bonito um Culto Especial. Será neste sábado, dia 22 de junho às 19h. Venha participar louvando e agradecendo a Deus. Também na cidade de Lageado - RS estará acontecendo o Culto Nacional dos 109 anos da IELB.
PARABÉNS IELB - IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL!

O CRISTÃO E OS PROTESTOS NO BRASIL

   
   Nos últimos dias temos visto o Brasil indo para as ruas com faixas e cartazes protestar não só contra o aumento do transporte público, mas especialmente sobre as tantas coisas erradas que tem acontecido em nosso país: a corrupção, a falta de saúde e educação, gastos exagerados com os estádios para a copa, a impunidade, a crescente violência...  As pessoas têm ido às ruas porque se anojaram de ver aqueles que foram escolhidos para governar este país ficarem alheios a tudo o que está acontecendo.
   E O CRISTÃO DEVE PARTICIPAR DESTES PROTESTOS? E O QUE DIZER DAS BADERNAS QUE TEM ACONTECIDO?
   Todo o cristão é também um cidadão e a nossa Constituição Federal (artigo 5º) permite a este cidadão o direito de manifestações PACÍFICAS e a livre reunião em locais públicos, SEM ARMAS. O cristão, como cidadão deve sim lutar por um mundo com mais justiça, honestidade e paz. Porém se ele fizer isto com pedras ou porretes nas mãos, com violência ou desrespeito para com o patrimônio do seu próximo, então o seu protesto deixa de ter sentido porque ele mesmo estará ferindo a Constituição do país e pecando contra Deus por agir sem o respeito para com a vida e os bens do seu próximo.
Basta! O Brasil precisa mudar! As atitudes dos políticos e de nós cidadão precisa mudar, mas, não é com baderna que isso pode ser feito! Portanto, como cristão ficarei longe de qualquer rastro de confusão ou baderna. Particularmente penso que o cristão deve participar das passeatas e gritar a sua indignação contra a imoralidade que tomou conta, porém deve lutar pacificamente por um país mais justo.
   A Palavra de Deus nos diz em Tito 3.1: “Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom. Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação”.
   Independente de tudo o que está acontecendo com nossos governantes, as Escrituras mostram que devemos respeito aos que governam. Mesmo que muitas coisas estejam erradas eu lhes devo o devido respeito. Deus um dia pedirá contas do que os governantes fizeram, mas eu responderei pelas minhas atitudes. Posso protestar e manifestar sim a minha indignação, mas devo fazer isto de maneira calma, pacífica e com educação. Todo protesto que passa deste limite vira um desrespeito para com a autoridade que foi instituída por Deus.
   Creio que Deus quer que o cidadão cristão fale às autoridades o que Ele pensa sobre as injustiças. Isaías 10.1-3 diz: “Ai de vocês que fazem leis injustas, leis para explorar o povo! Vocês que não defendem os direitos dos pobres nem as causas dos necessitados e exploram as viúvas e os órfãos. O que vocês vão fazer no dia do castigo, quando de um país distante vier a desgraça? A quem vão pedir socorro? Onde esconderão as suas riquezas?” (NTLH). Cabe ao cidadão cristão levar educadamente esta exortação de Deus aos que o governam para que eles também possam conhecer a indignação de Deus contra as injustiça. Como o Apóstolo Paulo diz: “E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). Nós somos a voz de Deus e de Sua Palavra neste mundo!
   Entre tantos textos bíblicos há um que chama muito a atenção e que diz assim: Aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam o direito dos órfãos e protejam as viúvas” (ISAÍAS 1.17). O protesto pacífico é uma forma de defender o direito não só do órfão, da viúva, dos explorados, mas de toda uma nação, por isso eu devo fazer o que é bom e agir com justiça também.
    De nada adianta você neste momento querer pedir por justiça ou se mostrar indignado se você vive falando mal dos outros, sonega impostos, recebe troco a mais e fica quieto, vende o seu voto em nas eleições em troca de um favor, tenta subornar o policial para o livrar da multa, superfatura aquilo que está vendendo, fura a fila, tenta tirar vantagem de tudo, não se importa com o necessitado que vem lhe pedir ajuda... As injustiças cometidas pelos governantes é muitas vezes um reflexo daquilo que nós também fazemos. Por isto antes de sairmos as ruas para pedir mudanças aos governantes e ás autoridades, precisamos dobrar os nossos joelhos em arrependimento e pedir a Deus que mude primeiro o nosso próprio coração. Lembre-se: O melhor protesto que o cristão pode fazer contra as injustiças é ser um exemplo de justiça, de amor e de respeito por tudo aquilo que acontece a sua volta.
   Se você também não se sente seguro para sair as ruas, saiba que você pode fazer uma coisa muito especial e quem nos fala isto é o Apóstolo Paulo: “Peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deu em favor das pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que tem autoridade, para que possam viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito pelos outros” (1 Timóteo 2.1-2, NTLH). A oração deve sempre acompanhar a vida do cidadão cristão.
   Por fim, gostaria de dizer ainda: Não sejamos ingênuos! Em muitas passeatas mostradas pela TV vimos cartazes com recados para líderes, pastores e governantes cristãos dizendo: “Vocês serão os próximos”. Embora hoje tenhamos motivos justos e queremos somar neste ato de cidadania, tenhamos muito cuidado e não levantemos bandeira partidária. Alguns grupos que podem estar hoje ao seu lado na rua, amanhã podem estar se levantando contra a fé cristã e os princípios cristãos. Por isso vá como um cidadão cristão pacificamente lutar por uma nação mais justa e lembre-se “Feliz é a nação que tem o SENHOR como o seu Deus!” (Salmo 33.12).

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

18/06/2013

Obrigado SENHOR por NÃO atender o meu pedido!


“...se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que Ele nos ouve” (1 João 5.14b).

   
   Inúmeras vezes você já deve ter sido atendido por Deus em suas orações. E da mesma forma como você orou pedindo, você também deve ter orado agradecendo a Deus por atender a tua oração. Mas alguma vez você já orou agradecendo a Deus porque Ele NÃO atendeu o teu pedido? Isso parece bastante estranho, não é mesmo?
   Porque algumas de nossas orações não são atendidas por Deus? Será que Ele não nos ouviu? Qual é a minha atitude quando Deus não atende a minha oração?
O texto de 1 João 5.14 nos dá a certeza de que Deus atende as nossas orações se isto estiver de acordo com a sua vontade. A vontade de Deus é a nossa salvação; a vontade de Deus é que a sua Palavra seja testemunhada e vivida. Se porventura aquilo que estamos pedindo em oração possa trazer dano a nossa salvação ou ao testemunho de sua Palavra, Deus não se agradará deste pedido e não atenderá esta oração.
   Deus quer o melhor para nós! A própria Escritura nos diz em Romanos 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Quer dizer: se Deus não atendeu a nossa oração ou o nosso pedido é porque Ele na sua Sabedoria conhece os resultados daquele pedido e sabe que eles não serão bons para nós, para a nossa Salvação ou para o testemunho da Sua Palavra.
   Por isso também, de maneira nenhuma um cristão pode exigir ou determinar alguma coisa em sua oração. Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina a dizer: “Seja feita a tua vontade”.  
   Por melhor que seja a minha intenção ou o meu pedido eu não conheço os resultados dele. Em 2 Coríntios 12.8-9 vemos o Apóstolo Paulo orando com fé e pedindo que Deus o livrasse de um sofrimento. A resposta de Deus foi: “A minha graça te basta”. Deus sabia que aquele sofrimento mantinha a humildade no coração de Paulo e mostrava a ele a sua dependência de Deus.
   Quando a minha oração não é atendida eu quero agradecer e louvar a Deus, pois tenho a certeza de que Ele fez o melhor para mim. Você alguma vez já agradeceu a Deus por Ele NÃO atender a sua oração? Pense nisto! Amém.

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

14/06/2013

ENCONTRO DE CASAIS EM BONITO

   Para celebrar o Dia dos Namorados a Igreja Luterana de Bonito realizou um Encontro de Casais na quarta-feira (dia 12). O encontro foi bastante divertido, com dinâmicas e reflexões para o crescimento do casal. O tema do encontro foi "O prazer da vida a dois". Logo após o encontro tivemos um pequeno coquetel delicioso. 
   Que o Bom Deus sempre abençoe e guarde a todos os casais de nossa congregação. Muitos não puderam estar devido ao trabalho ou estudo, mas oramos a Deus para que sempre esteja acompanhando e guardando a todos os casais de nossa congregação. Que todo dia seja dia dos namorados em seus lares! 

CONCLUSÃO DO TEMPLO NA MISSÃO GUIA LOPES

   Com a ajuda enviada pela Congregação "Point of Grace" do Texas, EUA foi dado continuidade a obra para a conclusão do Templo na Missão Guia Lopes. Está sendo concluído a parte dos banheiros nos fundos do templo; também a construção do muro e cerca no entorno da igreja; as calçadas e a colocação da cerâmica dentro do templo.
   Cada dia estamos mais próximos da inauguração do templo da Missão Guia Lopes. Estamos orando muito por este trabalho e para que Deus possa ali tocar muitos corações com a sua Palavra. 
   À Congregação "Point of Grace" nossa eterna gratidão pela ajuda. A eles também será logo enviado um relatório das obras e de tudo o que pode estar sendo realizado através desta ajuda. Em breve mais notícias sobre as obras nesta missão!!!

BODAS DE DIAMANTE DE WALDEMAR E ILDA

   No dia 24 de maio a Congregação "Cristo Para Todos" de Bonito se alegrou muito com a celebração do Jubileu de Diamantes do seu Waldemar Roberto e Ilda Kossa. 
   O seu Waldemar e dona Ilda se casaram no dia 23 de maio de 1953 na cidade de Ijuí, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 
   Em 1984 se mudaram aqui para Bonito e foram recebidos como membros na Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Muitos cultos foram realizados na casa deles também, enquanto não havia sido construída ainda a igreja.
   O Texto Bíblico da mensagem das Bodas de Diamante, foi mesmo da época do seu casamento: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7.24).
    Hoje vemos que este casal certamente guardou aquelas palavras para a sua vida e Deus assim os manteve firmes sobre a verdade da Salvação e do Perdão de Deus.
   Ao casal bem como a todos os filhos, netos, bisnetos e familiares desejamos as mais ricas bênçãos do Bom Deus. Parabéns seu Waldemar e Dona Ilda.

12/06/2013

MENSAGEM PARA O DIA DOS NAMORADOS

Hoje é um dia especial. Dia dos namorados. E os cristãos também celebram este dia? Claro que sim, pois foi Deus que inventou o casamento, foi Deus que instituiu a família e quem uniu a primeira família. Mas penso que muitos nem saibam disto, não se lembrem disto.
Hoje é um dia em que muitos apenas têm olhos para o namorado ou a namorada, não sobra tempo hoje para querer pensar em Deus. Hoje é dia de dar flores para o esposo ou para a esposa, hoje é dia de ir jantar fora com o namorado ou a namorada, quem sabe hoje seja o primeiro encontro entre muitos e quem sabe o último também. Não é assim hoje em dia? Namorar é ficar, se divertir um pouco com alguém e depois cada um para o seu lado.
O que Deus tem a ver com este dia? Deus tem tudo a ver! Deus deve ser o centro de todo e qualquer relacionamento. Deus precisa ser lembrado em dias como hoje sim. Aqueles que estão procurando um namorado ou namorada precisam lembrar de Deus. É sim, vocês podem achar estranho, mas eu orei muitas noites pedindo a Deus por uma namorada. Quantos jovens hoje será que lembram de orar a Deus pedindo por uma namorada? O Salmos 37.4 diz “Que a tua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja”.
Viram, quando nossa vida, a nossa alegria está em Deus, ele nos ajudará a encontrarmos inclusive uma namorada ou namorado. Não é vergonha nenhuma pedir isto para Deus.
Se tem alguém que pode nos mostrar como termos um namoro e um casamento feliz, este alguém é Deus, pois foi Ele mesmo que instituiu, que inventou, que criou o casamento.
Deus quer o melhor para nós, Deus quer alegria plena para nós. Eu já vi muita gente chorando por não ter buscado os conselhos de Deus, mas até hoje não vi um casal que buscou seguir os ensinos e os conselhos de Deus reclamar.
Ainda há tempo, ainda temos a oportunidade de dar um novo sentido para o nosso namoro ou para o nosso casamento. Vale a pena, vale muito a pena.
Seguir a vontade de Deus não quer dizer que vamos ter uma vida perfeita, um casamento perfeito, porque infelizmente somos pecadores. Mas Deus saberá nos guiar em meio as alegrias e em meio às dificuldades.
Que Deus abençoe os namorados, que Deus abençoe os casados (que também são namorados). Que Deus abençoe aqueles que ainda estão à procura de alguém. Lembrem que a FAMÍLIA É UM PROJETO DE DEUS. Amém!
Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB