20/02/2013

A SANTA CEIA E A LEI SECA - "Santa Ceia na mira do bafômetro"


Qual é o real objetivo das leis em nosso país???
 Nos últimos dias a discussão a respeito do rigor da Lei Seca tem chegado também ás igrejas por conta do uso do vinho na Santa Ceia. Por força desta lei o que se tenta fazer é mudar um versículo Bíblico onde temos registrado a instituição da Santa Ceia pelo próprio Filho de Deus. “Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho dizendo: Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês” (Lucas 22.20).
Até onde o objetivo da Lei Seca é realmente punir o criminoso? Não se questiona a importância desta lei, pois certamente ela trará grandes bênçãos a toda nação brasileira evitando muitos acidentes e tragédias. Mas por vezes parece que o foco da lei é distorcido e a punição passa longe daqueles que de fato precisariam. Enquanto muitos jovens irresponsáveis continuam bebendo e dirigindo livremente, com pouca fiscalização nas redondezas de bares e boates, a atenção da lei se volta contra a Igreja, pastores e cristãos por conta da sua participação na Santa Ceia.
Troquem o vinho por suco de uva, ou por vinho sem álcool”. Essa é a sugestão dada ás igrejas. Mas será que é algo tão simples mudar as palavras de Jesus naquela Última Ceia? Como Igreja, cremos e entendemos que a Ceia foi instituída com vinho e não temos o direito de mudar aquilo que Cristo assim ordenou na sua Palavra. Além do mais, particularmente nunca ouvi falar de um pastor ou cristão que tenha participado da Ceia e por conta disto causado algum acidente. A Igreja Luterana de um modo geral tem usado os pequenos cálices individuais para a Ceia e ali temos uma quantidade tão pequena de vinho incapaz de alterar o reflexo de uma pessoa.
Se por ventura alguma igreja ainda use o cálice coletivo, onde a pessoa teria a possibilidade de ingerir uma quantidade maior de vinho, talvez seja hora de repensar isto, pois isto sim nos é possível mudar. Se porventura alguém perceber que a quantidade de vinho ingerida na Santa Ceia não foi tão pequena, por favor não dirija! Use a sua responsabilidade cristã!
De maneira nenhuma a Igreja Cristã quer ser contrária as leis da justiça brasileira, mas também não podemos aceitar que a Igreja, pastores e cristãos sejam tratados como vilões neste debate, enquanto verdadeiros criminosos dirigem embriagados nas ruas da vida, atropelando e matando muita gente.
Deus queira que esta lei possa salvar sim a vida de muitas pessoas e evitar muitas lágrimas!

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Igreja Luterana de Bonito, MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB