02/02/2013

CARNAVAL: UM LUGAR ONDE DEUS NÃO ESTÁ!


   Fevereiro está aí e com ele, a festa mais popular de todo o Brasil. A TV que até ontem estava de luto e noticiavas a tragédia de Santa Maria, hoje já está em festa e em clima de carnaval, afinal para eles “o show não pode parar”.
   O que está acontecendo com o ser humano? O carnaval é estampado em propagandas e comerciais como uma festa folclórica de alegria, de diversão e de liberdade. Será???  Não é simplesmente pelo fato de estarmos tristes pelos últimos acontecimentos que digo que não há o que se comemorar no carnaval, mas é também por tudo o que esta “festa” traz de estrago para as pessoas, para as famílias e para a sociedade.
   Será que podemos chamar de “alegria” vermos adolescentes e adultos quase todos alcoolizados jogando sua saúde fora e colocando em risco a vida de outras pessoas por causa de suas reações impensadas? Será que podemos chamar de “diversão” os tantos filhos que vão crescer sem um pai, por conta de uma noite de loucuras. Será que diversão é brincar com a vida e o corpo do outro sem se importar em quantos casamentos e famílias são destruídas por conta disto? Será que podemos chamar de “liberdade” a escravidão que as drogas vão trazer a tantas pessoas não só nestes dias, mas quem sabe pela vida que lhe restar.
   É por esta razão que podemos ter a certeza de que esta é uma festa onde Deus não está, e onde o cristão não deve estar. É uma festa sem motivos para comemoração! É uma festa vazia em edificação, mas que transborda em conseqüências, pecados e desrespeito para com Deus e para com a vida das pessoas.
   O cristão precisa saber dos riscos que o carnaval traz para a sua fé e a salvação. Esse assunto não é brincadeira! A Palavra de Deus diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém” ( 1 Coríntios 6.12). No carnaval Deus não está, o seu amor não está, a sua proteção não está. Lá quem reina é Satanás com suas orgias e bebedices. Cabe a nós a pergunta franca que Josué fez ao povo de Deus: “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15ss)
   Liberdade com responsabilidade! Esta é a orientação de Deus aos cristãos expressa também nas palavras do Apóstolo Paulo: “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana” (Gálatas 5.16 - Lema do Congresso JELB DIMASUL 2013).

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Igreja Luterana de Bonito, MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB