11/08/2011

DIA DOS PAIS - A sabedoria do pai refletida no filho

“Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1 Reis 3.9)

   Quando o rei Davi morreu, seu filho Salomão assumiu o trono. Ele ainda era jovem, e a enorme responsabilidade pesou sobre ele. Além disso, seu pai tinha sido um grande rei, e o povo de Israel esperava que ele fosse tão bom ou melhor que Davi. Salomão seguia os conselhos que seu pai tinha lhe dado, mas sentia que isso não era suficiente para torná-lo um bom rei.
   Uma noite, Deus apareceu a ele em sonho e perguntou: “O que você quer que eu lhe dê?” (3.5). Humildemente, Salomão admitiu que precisava de ajuda (3.7) e pediu sabedoria para governar com justiça e saber discernir a diferença entre o bem e o mal (3.9).
   O Senhor gostou do pedido que Salomão fez. Ele não pediu riquezas, poder, vida longa, etc., mas sabedoria. Entretanto, Deus deu a Salomão muito mais do que ele pediu. Em primeiro lugar: “Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois” (3.12). E em segundo lugar: “riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei” (3.13).
   A reconhecida sabedoria do rei Salomão perdura até hoje. Seu entendimento era fora do comum e seu conhecimento muito grande (4.29). Os israelitas sentiam grande respeito por ele, porque compreenderam que o Senhor “lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça” (3.28). Todo povo ficou impressionado ao ver como ele soube julgar um caso extremamente difícil (3.16-28). Até os reis pagãos entendiam que somente Deus poderia tornar um homem tão sábio (5.7), e governantes do mundo inteiro “souberam da sabedoria de Salomão e mandaram pessoas para ouvi-lo” (4.34).
   Será que a sabedoria foi um dom concedido apenas a Salomão naquela época, e nunca mais nenhum ser humano teve a oportunidade de ser sábio? Nosso Deus é muito generoso e deseja que todos nós sejamos sábios. A Bíblia diz que “se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tiago 1.5). Mas há uma condição: “Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro” (Tiago 1.6).
   Há tantas situações em que não sabemos o que fazer. Por exemplo, educação de filhos. Penso que uma das razões por que Deus nos dá filhos é para nos ensinar sobre o quanto precisamos dele e da sua sabedoria.
   Dou graças ao Senhor, pois ele registrou na sua Palavra os grandes segredos de sabedoria que ensinou a Salomão. No livro de Provérbios, do capítulo 1 ao 4, ele fala sobre o valor, as recompensas e as vantagens de ser sábio. Em seguida, revela uma série de conselhos a respeito de criação de filhos, finanças, comunicação, etc. São informações bem práticas para a família.
   Salomão foi desafiado pelo exemplo de seu pai, Davi, a tornar-se um homem sábio: “Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo. O teu mandamento está sempre comigo e faz com que eu seja mais sábio do que os meus inimigos. Eu entendo mais do que todos os meus professores porque medito nos teus ensinamentos. Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos. Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra” (Salmo 119.97-101).
   Você não se sente desafiado a representar na vida de seu filho o mesmo que Davi foi para Salomão? FELIZ DIA DOS PAIS!
Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB