16/08/2011

BENIGNIDADE, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Mas o fruto do Espírito é: benignidade” (Gálatas 5.22)

   Benignidade é a qualidade de uma pessoa que gosta de fazer o bem. Uma pessoa benigna é alguém que deseja e faz coisas boas para os outros. Ela não machuca, provoca, critica, pois assim seria maldade e não benignidade. Benignidade faz parte do caráter de uma pessoa que está mostrando o fruto do Espírito Santo na sua vida.
   Como a benignidade faz parte do fruto do Espírito e somente o verdadeiro salvo por Jesus pode ter o fruto, como podemos diferenciar entre a benignidade que é o fruto do Espírito e a benignidade geral deste mundo, visto que muitos ímpios ajudam outros de vez em quando.
   A Palavra tem a resposta em Lucas 6.33. O ímpio faz bem aos seus amigos, à sua família, e às pessoas que o tratam bem. Na verdade é benignidade em troca de benignidade. Mas se alguém não o trata bem, o ímpio o paga com a mesma moeda. O ímpio é benigno porque o resultado da benignidade é favorável. O motivo real não é agradar a Deus, nem ajudar o vizinho. O motivo verdadeiro é se sentir bem, portanto, a benignidade neste caso é baseada em egoísmo. Outro motivo pelo qual o ímpio age com benignidade é para ser reconhecido e agradecido. Ele faz o bem para o mundo ver e aplaudir. Neste caso, também a benignidade é baseada em egoísmo.
   A benignidade cristã é o produto da presença do Espírito Santo em nossas vidas e age não somente com as pessoas amadas, mas com os inimigos também – Lucas 6.27. O ímpio oferece sua capa ao seu amigo que está com frio. O crente oferece sua túnica ao seu inimigo que roubou a sua capa – Lucas 6.29-31. A grande diferença entre a benignidade mundana do ímpio e a benignidade do Espírito Santo do crente é que o ímpio faz bem quando interessa a ele, enquanto o crente faz bem quando interessa à outra pessoa.
   Por não ser fácil, temos o Espírito Santo. Qualquer um pode ser benigno com um amigo. Somente uma pessoa cheia e controlada pelo Espírito pode ser benigna com um inimigo.
   Três coisas que ajudam o cristão a ser uma pessoa benigna no Espírito Santo:
   1) Não pense no que a pessoa merece – todos nós merecemos ir para o inferno para sempre. Pense no que a precisa, e ela precisa de misericórdia e de graça.
   2) Siga o exemplo de Jesus – Romanos 5.8. Cristo não morreu pelos seus amigos, mas pelos seus inimigos, e assim Ele nos tornou amigos. Ele nos deu não o que merecíamos e sim graça e misericórdia.
   3) Quando fizer um ato benigno, tenha o cuidado de analisar seus motivos. A Palavra nos ensina que se fizermos algo certo, mas pelo motivo errado, não há recompensa – Mateus 6.16,18. Mas se fizermos o bem sem procurar reconhecimento do mundo, Deus nos dará a recompensa no dia certo – Lucas 6.35. Devemos ser benignos para a glória do Senhor, não para nossa própria glória – I Coríntios 10.31.
Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB