26/08/2011

FINA ESTAMPA

   Uma mulher simples, que usa um macacão de serviços gerais, atende pelo apelido de “Pereirão” e sustenta a família fazendo pequenos bicos, descobre que o filho caçula, estudante de medicina, tem vergonha de apresentá-la como sua mãe. Ela descobre também que, depois de anos fazendo suas apostas diariamente, havia ganhado na loteria e que tudo pode mudar.
   Naquele momento surge o dilema: O que vale mais para um ser humano, a aparência ou o carácter? Essa é a discussão da nova novela da Globo.
   A “fina estampa” pode esconder uma grande crise de identidade, e na verdade, revela um pedido de ajuda: me aceitem, por favor! Mas mesmo aquele que se veste com os macacões da humildade e faz bico na vida, quer um dia aparecer na estica e ser, mesmo que por pouco tempo, o poderoso da vez, até mais do que o Todo-Poderoso.
   Essa vontade, de ser mais, fez Adão e Eva cair em pecado, quando desejaram ser iguais ao Criador. Acabaram na sarjeta e levaram toda a humanidade para a mais profunda crise existencial: A de ter vergonha da própria imagem e estar fadado a incansável busca por algo que possa disfarçar o que está no coração.
   A verdade é que diante de Deus as máscaras não funcionam, já que Ele enxerga até o mais oculto dos segredos e independente da “estampa”, não há como enganá-lo. O que ele enxerga no fundo do coração de cada pessoa é aquele pedido: Me aceite, por favor! E, por ser um Deus gracioso, que não se deixa influenciar pelas aparências, enviou o seu Filho, para devolver às pessoas a imagem perdida. É verdade que “ele não era bonito nem simpático, nem tinha beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse” (Is 53.2b), mas o fato é que ele fez o trabalho que ninguém queria, ou melhor, ninguém podia fazer.
   Baseados na aparência até poderíamos suspeitar que ele deixou cair a máscara, e que a sua morte foi punição por algum crime que cometeu, mas “ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades” (Is 53.5). Ele morreu para devolver às pessoas o direito de serem aceitos por Deus.
   Ser aceito diante de Deus, portanto, não é uma questão de caráter nem de “estampa”, mas de ter alguém com imagem e vida impecável que se coloque em nosso lugar e nos faça crer que, por sua causa, somos filhos amados de Deus, de fato e de verdade. Amém!
Pastor Clécio Leocir Schadech
Corbélia, PR 

25/08/2011

NASCIMENTO DA ALICE FERNANDA

   Com muita alegria a Igreja Luterana de Bonito louva a Deus pela chegada da pequena Alice Fernanda, filha do Vítor e da Jucélia. Ela nasceu na quarta-feira (dia 24/08/11) a tarde.
  Que o Bom Deus abençoe ricamente a pequena Alice para que cresça com muita saúde e seja ensinada no caminho do Salvador Jesus.
  Parabéns aos pais e familiares!

FIDELIDADE, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Mas o fruto do Espírito é: fidelidade” (Gálatas 5.22)


   Se existe uma qualidade humana que quase todas as pessoas elogiam, esta qualidade é a fidelidade. Marido e esposa esperam fidelidade um do outro. Os amigos esperam fidelidade de seus amigos. O comerciante espera fidelidade de seus fregueses. O consumidor espera que o fornecedor seja fiel naquilo que promete estar vendendo. Até mesmo no submundo do crime, a fidelidade é valorizada. Um membro de quadrilha espera que o outro seja fiel. A infidelidade não é tolerada por ninguém.
   Apesar de tudo isso, não faltam exemplos de infidelidade. Maridos e esposas muitas vezes traem a confiança que receberam. As relações comerciais nem sempre são exemplos de fidelidade. Inúmeras pessoas se sentem traídas.
    A palavra fidelidade é derivada de fiel, de fé. Ser fiel é, na realidade, uma qualidade de Deus. Deus é fiel. Nós confiamos na fidelidade de Deus. Deus é o único ser absolutamente fiel. Quando Deus diz ou promete alguma coisa, ele é fiel. Os seres humanos, por causa da queda em pecado, não conseguem ser, por si próprios, absolutamente fiéis. Essa é a razão pela qual existe tanta infidelidade no mundo. Apesar das boas intenções, apesar das promessas, os exemplos de infidelidade se multiplicam.
   Para mudar isso, só mesmo a ajuda de Deus. E Deus quer ajudar. A ajuda de Deus pode ser vista de duas maneiras. Em primeiro lugar, Deus ajuda perdoando a infidelidade humana. Vemos isso em Jesus Cristo. Ele, do alto da cruz, pediu que Deus perdoasse os que o estavam crucificando, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). Jesus pediu que Deus Pai não levasse em conta a infidelidade humana. E, em segundo lugar, para quem confia em Jesus Cristo, Deus dá o seu Espírito Santo, o qual produz no coração humano o fruto da fidelidade. Quem crê em Cristo, passa a ser confiável, passa a ser fiel. Quem crê em Cristo abandona o engano, a traição, e torna-se fiel e confiável.
   Peça a Deus que ele lhe conceda este fruto do Espírito, a fidelidade. Sendo fiel, você irá se relacionar melhor com Deus e com o seu semelhante, e a sua vida certamente será muito mais feliz.
   Que você tenha uma ótima semana, “Acolhendo e Integrando o bom pastor Jesus em sua Vida”.
Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

23/08/2011

DEBAIXO DAS ASAS DE DEUS

   Há poucos dias alguém me enviou esta imagem ao lado. Além de toda a beleza da criação divina, logo me veio à mente um versículo bíblico muito especial, registrado no Salmo 91.4 que diz: “Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará”. O que é estar debaixo das asas de Deus?
   Essa imagem da mãe cuidando dos seus filhotes talvez mostre para nós um pouquinho do que isto significa: Significa preocupação! A mãe se preocupa com os seus filhotes, se importa com eles, ama eles! Assim como Deus se preocupa com cada um de seus filhos... Significa carinho! Carinho que Deus tem também por todos nós... Significa proteção! Deus nos quer pertinho de si para nos proteger das armadilhas, das ciladas deste mundo... Significa doação! A mãe aquece os seus filhotes com o seu calor, assim como Deus aquece o nosso coração com suas palavras, com seu perdão, com seu Evangelho.
   É realmente uma pena tantas pessoas terem se afastado das “asas de Deus”, do seu amor, do seu carinho, da sua proteção, do seu calor. Temos visto no mundo atitudes tão erradas, tão destruidoras, tão maliciosas e que revelam a nós corações que nunca estiveram debaixo de “asas amigas”, “asas familiares” ou das “asas de Deus”. Pessoas que cresceram sem conhecer o amor, sem conhecer uma atitude de compaixão ou afeto. E o que se pode esperar delas? Amor? Respeito? Educação? Infelizmente não, pois nunca tiveram contato real com estas palavras.
   Com pais cada vez mais ausentes, os filhos crescem numa libertinagem desenfreada. Com políticas escolares banais que perderam de foco o principal, hoje são as crianças que “mandam” em sala de aula. Com uma mídia cada vez mais suja, o que se desenvolve é uma sociedade suja. É por isso que essa imagem da mãe com os filhotes debaixo de suas asas mexe com a gente, pois ela nos mostra o oposto daquilo que vemos no ser humano.
   Mais do que nunca precisamos mostrar para as pessoas que debaixo das “asas de Deus” encontraremos refúgio e segurança. E isso nós fazemos com estas atitudes: a preocupação, o carinho, o amor, a proteção a doação, o testemunho, o perdão. É isso que fará com que as pessoas entendam e busquem também querer estar debaixo das “asas de Deus”! Amém.

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

DESPERTANDO DONS

  A cada novo dia Deus tem abençoado a Congregação "Cristo Para Todos" de Bonito MS. Nesta semana em nosso culto, tivemos a alegria de ter pela primeira vez a joven Anny tocando violão junto. É Deus despertando a vontade e o desejo em mais corações para o serviço, para o louvor, para a adoração.
  Que Deus nos conceda ainda a alegria de podermos ter em nossa congregação uma banda formada para deixarmos o culto e a música cada dia mais bonitos.
  Ricas bênçãos de Deus para a joven Anny e continue assim treinando e se capacitando a cada dia mais.

FESTA JUNINA OU "AGOSTINA" EM BONITO

  No dia 20 de agosto as servas e os jovens da Igreja Luterana em Bonito organizaram a festa junina ou "agostina" de nossa congregação. Um dia bastante frio, bom para se aquecer com algumas gulosemas.
  Lembramos que para a Igreja Luterana a festa junina não é uma festa alusiva a santos ou a São João como popularmente é conhecida, mas simplesmente um momento de confraternização junto ás pessoas. 
  Enquanto as servas organizaram pratos típicos... bolos, cucas, cri-cri, sopa paraguaia, salgados, chocolate quente... os jovens prepararam o ambiente, os enfeites.
  Tivemos ainda um momento divertido com a dança da quadrilha.
  Aos jovens e ás servas nosso agradecimento pela organização e a todos que participaram também desta confraternização.

20/08/2011

PROGRAMA CRISTO PARA TODO (CPT 14) - SUPERSTIÇÃO

Bater na madeira para espantar o azar, não passar em baixo da escada, cruzar por gato preto, não sair em sexta-feira 13... são inúmeras as superstições na cultura popular. Mas o que a Palavra de Deus fala sobre estas crendices e superstições. Acompanhe este programa e saiba mais...

16/08/2011

BENIGNIDADE, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Mas o fruto do Espírito é: benignidade” (Gálatas 5.22)

   Benignidade é a qualidade de uma pessoa que gosta de fazer o bem. Uma pessoa benigna é alguém que deseja e faz coisas boas para os outros. Ela não machuca, provoca, critica, pois assim seria maldade e não benignidade. Benignidade faz parte do caráter de uma pessoa que está mostrando o fruto do Espírito Santo na sua vida.
   Como a benignidade faz parte do fruto do Espírito e somente o verdadeiro salvo por Jesus pode ter o fruto, como podemos diferenciar entre a benignidade que é o fruto do Espírito e a benignidade geral deste mundo, visto que muitos ímpios ajudam outros de vez em quando.
   A Palavra tem a resposta em Lucas 6.33. O ímpio faz bem aos seus amigos, à sua família, e às pessoas que o tratam bem. Na verdade é benignidade em troca de benignidade. Mas se alguém não o trata bem, o ímpio o paga com a mesma moeda. O ímpio é benigno porque o resultado da benignidade é favorável. O motivo real não é agradar a Deus, nem ajudar o vizinho. O motivo verdadeiro é se sentir bem, portanto, a benignidade neste caso é baseada em egoísmo. Outro motivo pelo qual o ímpio age com benignidade é para ser reconhecido e agradecido. Ele faz o bem para o mundo ver e aplaudir. Neste caso, também a benignidade é baseada em egoísmo.
   A benignidade cristã é o produto da presença do Espírito Santo em nossas vidas e age não somente com as pessoas amadas, mas com os inimigos também – Lucas 6.27. O ímpio oferece sua capa ao seu amigo que está com frio. O crente oferece sua túnica ao seu inimigo que roubou a sua capa – Lucas 6.29-31. A grande diferença entre a benignidade mundana do ímpio e a benignidade do Espírito Santo do crente é que o ímpio faz bem quando interessa a ele, enquanto o crente faz bem quando interessa à outra pessoa.
   Por não ser fácil, temos o Espírito Santo. Qualquer um pode ser benigno com um amigo. Somente uma pessoa cheia e controlada pelo Espírito pode ser benigna com um inimigo.
   Três coisas que ajudam o cristão a ser uma pessoa benigna no Espírito Santo:
   1) Não pense no que a pessoa merece – todos nós merecemos ir para o inferno para sempre. Pense no que a precisa, e ela precisa de misericórdia e de graça.
   2) Siga o exemplo de Jesus – Romanos 5.8. Cristo não morreu pelos seus amigos, mas pelos seus inimigos, e assim Ele nos tornou amigos. Ele nos deu não o que merecíamos e sim graça e misericórdia.
   3) Quando fizer um ato benigno, tenha o cuidado de analisar seus motivos. A Palavra nos ensina que se fizermos algo certo, mas pelo motivo errado, não há recompensa – Mateus 6.16,18. Mas se fizermos o bem sem procurar reconhecimento do mundo, Deus nos dará a recompensa no dia certo – Lucas 6.35. Devemos ser benignos para a glória do Senhor, não para nossa própria glória – I Coríntios 10.31.
Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 13) - AMOR

Ligamos a TV, folhamos os jornais, olhamos  as ruas e nos surpreendemos com a força da violência e a falta da ternura. O Programa CPT vai falar sobre um tema difícil de explicar, complicado para se compreender, impossível de quantificar e inútil qualificar. Acompanhe este programa que nos fala sobre AMOR... O AMOR DOS HOMENS E O AMOR DE DEUS...
 

CULTO ESPECIAL DO DIA DOS PAIS

   Com muita alegria, a Comunidade "Cristo Para Todos" de Bonito celebrou o Dia dos Pais. As crianças das Escolinhas Bíblicas prepararam homenagens com jograis e cantos louvando a Deus pelos seus papais. É muito bom vermos estes pequeninos agradecendo a Deus, isto também mostra pais comprometidos com Deus, levando seus filhos para conhecerem a Palavra e a Salvação de Jesus.
   "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Este é o conselho de Deus e é muito bonito ver quando pais levam a sério este conselho de Deus.
   Que Deus abençoe ricamente a todos os pais. Sejam sempre fiéis ao seu compromisso de educar e ensinar os princípios cristãos aos pequeninos. Certamente os filhos assim crescerão e não se desviarão deste caminho.

12/08/2011

HOMENAGEM AOS PAPAIS

O dia dos pais mais uma vez vem chegando. Esta semana com certeza as lojas, o comércio se voltará para esta data. Os filhos vão à busca daquilo que talvez venha a agradar seus pais. Mas é preciso refletir sobre coisas muito mais importantes do que apenas presentes para este dia. O maior presente que você filho pode dar a seu pai é o respeito, o carinho, o amor. Esta é a vontade de Deus como Ele nos diz no 4º mandamento: “Honra a teu pai e tua mãe para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra”. Quando isto acontece, aí sim o presente, o cartão terá sentido. Pense nisto. Amém!
CONVIDAMOS A TODOS PARA O CULTO ESPECIAL DO DIA DOS PAIS. SERÁ SÁBADO (DIA 13) AS 19h NA IGREJA LUTERANA DE BONITO. TEREMOS AINDA A HOMENAGEM DAS CRIANÇAS E  UMA CONFRATERNIZAÇÃO

11/08/2011

DIA DOS PAIS - A sabedoria do pai refletida no filho

“Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1 Reis 3.9)

   Quando o rei Davi morreu, seu filho Salomão assumiu o trono. Ele ainda era jovem, e a enorme responsabilidade pesou sobre ele. Além disso, seu pai tinha sido um grande rei, e o povo de Israel esperava que ele fosse tão bom ou melhor que Davi. Salomão seguia os conselhos que seu pai tinha lhe dado, mas sentia que isso não era suficiente para torná-lo um bom rei.
   Uma noite, Deus apareceu a ele em sonho e perguntou: “O que você quer que eu lhe dê?” (3.5). Humildemente, Salomão admitiu que precisava de ajuda (3.7) e pediu sabedoria para governar com justiça e saber discernir a diferença entre o bem e o mal (3.9).
   O Senhor gostou do pedido que Salomão fez. Ele não pediu riquezas, poder, vida longa, etc., mas sabedoria. Entretanto, Deus deu a Salomão muito mais do que ele pediu. Em primeiro lugar: “Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois” (3.12). E em segundo lugar: “riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei” (3.13).
   A reconhecida sabedoria do rei Salomão perdura até hoje. Seu entendimento era fora do comum e seu conhecimento muito grande (4.29). Os israelitas sentiam grande respeito por ele, porque compreenderam que o Senhor “lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça” (3.28). Todo povo ficou impressionado ao ver como ele soube julgar um caso extremamente difícil (3.16-28). Até os reis pagãos entendiam que somente Deus poderia tornar um homem tão sábio (5.7), e governantes do mundo inteiro “souberam da sabedoria de Salomão e mandaram pessoas para ouvi-lo” (4.34).
   Será que a sabedoria foi um dom concedido apenas a Salomão naquela época, e nunca mais nenhum ser humano teve a oportunidade de ser sábio? Nosso Deus é muito generoso e deseja que todos nós sejamos sábios. A Bíblia diz que “se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tiago 1.5). Mas há uma condição: “Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro” (Tiago 1.6).
   Há tantas situações em que não sabemos o que fazer. Por exemplo, educação de filhos. Penso que uma das razões por que Deus nos dá filhos é para nos ensinar sobre o quanto precisamos dele e da sua sabedoria.
   Dou graças ao Senhor, pois ele registrou na sua Palavra os grandes segredos de sabedoria que ensinou a Salomão. No livro de Provérbios, do capítulo 1 ao 4, ele fala sobre o valor, as recompensas e as vantagens de ser sábio. Em seguida, revela uma série de conselhos a respeito de criação de filhos, finanças, comunicação, etc. São informações bem práticas para a família.
   Salomão foi desafiado pelo exemplo de seu pai, Davi, a tornar-se um homem sábio: “Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo. O teu mandamento está sempre comigo e faz com que eu seja mais sábio do que os meus inimigos. Eu entendo mais do que todos os meus professores porque medito nos teus ensinamentos. Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos. Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra” (Salmo 119.97-101).
   Você não se sente desafiado a representar na vida de seu filho o mesmo que Davi foi para Salomão? FELIZ DIA DOS PAIS!
Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 12) - ORAÇÃO

Será que a vida de oração é realmente importante? No que a oração pode me ajudar? Acompanhe este programa CPT sobre a oração e encontre respostas para estas perguntas...

09/08/2011

BONDADE, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Mas o fruto do Espírito é: bondade” (Gálatas 5.22)

   Temos uma mensagem a repartir com você. Por isso ficamos muito felizes em ter você em nossa companhia. Hoje queremos refletir sobre uma qualidade humana que nem sempre é valorizada: a bondade.
   Em geral as pessoas são conhecidas por alguma de suas qualidades. Algumas pessoas são conhecidas pela sua inteligência. Outras são conhecidas por sua beleza. Outras são conhecidas por terem um dom especial, como, por exemplo, são cantoras, são pintoras, são artistas. Cada pessoa tem uma característica que a marca.
   Você conhece alguém que é conhecido por ser uma pessoa boa? Uma pessoa cuja característica marcante é a sua bondade? Você lembra de alguém assim?
   É interessante que a bondade nem sempre é lembrada como marca pessoal de alguém. É uma pena! Pessoas bondosas mudam o mundo. O que seria do nosso mundo sem pessoas bondosas? Infelizmente a bondade não é muito freqüente, e até é considerada indesejável. Alguns vêem a bondade como fraqueza. Imaginem um gerente de banco bondoso. Imaginem um policial bondoso. Imaginem um dono de indústria ou comércio bondoso. Não é que seja impossível, mas, via de regra, a característica da bondade não é associada a estas pessoas. Por quê?
   Na Bíblia Sagrada, o apóstolo Paulo ressalta a bondade como um dos frutos do Espírito Santo na vida das pessoas: “O Espírito Santo produz a bondade” (Gálatas 5.22). A pessoa que tem o Espírito Santo de Deus se torna uma pessoa boa. A bondade é uma qualidade do próprio Deus. Deus mostrou a sua bondade quando entregou o seu Filho Jesus Cristo para ser o Salvador do mundo. Deus é bondoso quando nos perdoa e nos dá uma nova oportunidade de vida. Deus quer que nós sejamos bondosos: “Será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida” (Romanos 2.4).
   Você quer ser uma pessoa bondosa? Você quer ser conhecido e reconhecido pela sua bondade? Para que você seja alguém bondoso, segundo a vontade de Deus, é preciso mudar muito a sua vida? Se for preciso mudar algo, tenha confiança em Deus e mude. Se você mudar e se tornar uma pessoa bondosa, algo no mundo estará começando a mudar. É preciso que muitas pessoas sejam bondosas. Deus quer isso. E se isso vier a acontecer, certamente já valeu a pena você mudar.
   Confie na promessa de Deus: “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida” (Salmo 23.6).
   Que você tenha uma ótima semana,
   “Acolhendo e Integrando o bom pastor Jesus em sua Vida”.

Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste / SC.

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 11) - CONSUMISMO

Cada dia mais a mídia tem nos estimulado ao consumismo. Desde pequenos somos levados a dar muito valor aos objetos. Gasta-se com o que não precisamos e com um dinheiro que muitas vezes não temos. Hoje o que mais importa não é o ser, mas o parecer. O que a Bíblia nos fala a respeito do consumismo? Acompanhe este programa CPT que nos fala sobre este assunto.

02/08/2011

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 10) - LUTERO E A BÍBLIA

A Bíblia está presente em muitos lares, nas bibliotecas e nas Igrejas Cristãs. Mas qual é o segredo do conteúdo destes escritos milenares e a força que fazem deste o livro mais procurado e lido em todo o mundo? Se quiser saber mais, acompanhe este programa CPT - Lutero e a Bíblia.


BATISMO E PROFISSÃO DE FÉ NA IELB BONITO

   Com muita alegria no último dia 31 de julho de 2011,  a "Congregação Cristo Para Todos" de Bonito recebeu o jovem Jhonatan Trindade como membro da congregação.
   O Jhonatan ainda não era batizado e por isso também no culto foi realizado o seu batismo e profissão de fé.
   Deus tem abençoado imensamente a Igreja Luterana em Bonito e oramos sempre para que assim Ele continue chamando novas pessoas para a sua igreja. É muito importante também vermos jovens buscando a Igreja e a Palavra de Deus.
   Jhonatan, seja bem vindo a Congregação Luterana. Que Deus derrame sobre ti sempre as mais ricas bênçãos e que você seja aqui um instrumento muito bonito do amor de Deus e do testemunho da sua Palavra. Que em todos os dias de tua vida, você possa perceber o grande amor que Deus sente por você e que esta congregação também sente.
   Louvamos a Deus também pela grande participação neste culto.... Que assim Deus sempre continue enchendo mais e mais o seu Santo Templo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB