17/07/2013

DIA DO AMIGO - AMIZADE SINCERA - 20 de julho Dia do Amigo

“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”. (Provérbios 27.9)
  
Dentro do atletismo, o mais jovem ganhador da história dos Jogos Olímpicos foi Bob Mathias, campeão no Decathlo com 17 anos (Londres 1948). Dizem que recebeu muitos bons conselhos de outros atletas com mais idade do que ele e este foi um dos segredos de seu êxito.
Não há nada para adoçar a alma como um bom conselho de amigo. Muitas vezes, quando nossos caminhos parecem escuros e não sabemos aonde ir, talvez um bom amigo possa nos ajudar: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver” (Provérbios 27.9). Às vezes, por nossa ignorância, nossa insensibilidade ou nosso pecado, parece que o mundo veio em cima de nós e não existe nenhuma saída: “É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza. O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!” (Provérbios 27.5-6). É num momento destes que sabemos o que significa um bom amigo.
Os bons amigos não existem apenas para permanecerem ao nosso lado: também nos ajudam com suas palavras e com seus conselhos, da mesma maneira que nós podemos lhes ajudar: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Provérbios 17.17). Quem sabe alguém já tenha passado por uma situação parecida com a nossa e Deus teve de lhe ensinar lições duras na vida... É ele quem melhor pode nos ensinar como agir, como nos comportar. Um bom conselho de amigo vale ouro. Devemos apreciar aqueles que nos ajudam e que tentam nos ensinar: “Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade” (Provérbios 17.9). Devemos saber escutar, ser humildes e aprender. Quem sempre acha que tem razão, está perdido! Só aquele que sabe buscar os bons conselhos, prospera.
Não se esqueça nunca dos que são os seus melhores amigos e podem dar os melhores conselhos: sua família! Eles são os que mais lhe conhecem. Seus pais e seus irmãos são os que mais podem lhe ajudar. Nunca os rejeite, nunca despreze suas palavras: deve aprender a escutá-los com mais atenção do que a nenhum outro. Eles deram tudo em sua vida por você, merecem mais respeito que ninguém.
Por último, mas não em importância, se você é casado/a, lembre-se do amigo/a que tem com você. Ninguém pode lhe compreender como o seu cônjuge. Por experiência própria, eu digo hoje, sem nenhuma dúvida, que minha esposa é a melhor amiga que tenho. É um presente especial de Deus para mim. Porque Deus mesmo é quem nos ensinou, a todos, a sermos amigos. Nenhum amigo é como ele – Deus, não se esquece de obedecer seus conselhos.
Um bom conselho pode decidir nosso futuro!
 Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB