16/08/2012

DIFÍCIL PERDOAR

“Pai, perdoa essa gente. Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 22.34)

   Patrícia entrou correndo dentro de casa, batendo a porta atrás de si. “Nunca vou perdoar a Carla. Não consigo acreditar no que ela fez comigo!”
   O Pai de Patrícia foi atrás dela e disse: “Calma, menina. O que você quer dizer que não vai perdoar a Carla?” Ao que Patrícia respondeu: “A Carla foi muito chata comigo. Ela espalhou uma mentira a respeito de mim. Não é verdade o que ela falou!” “Você já conversou com ela sobre isso?” perguntou o pai. “Não, mas a Carla também não falou comigo. Ela vai ter que pedir desculpas antes que eu volte a conversar com ela.”
   O problema de Patrícia é muito parecido com o nosso. Às vezes pessoas falam ou fazem coisas que de fato magoam a gente. Então sentimos muita raiva e achamos difícil perdoar. Sabemos que devemos perdoar, mas parece que não conseguimos. Por que devíamos ser gentis e amáveis quando outros são brutais e grossos?
   Pense na cruz de Jesus. É difícil imaginar a dor e o sofrimento que ele experimentou. Mas quando ele estava na cruz, mostrou-nos a importância do amor e do perdão. Ele olhou para as pessoas que o haviam crucificado e pediu que Deus Pai as perdoasse.
   O exemplo de Cristo não é fácil seguir. Mas Jesus perdoou porque sabia que o amor -- não o ódio -- provoca mudanças. Deixar de perdoar não é um ato de amor e não ajudará em nada Carla parar de mentir. Mas se Patrícia perdoa Carla, isso poderá ajudá-la a tornar-se pessoa honesta.
   Muitas pessoas foram transformadas pelo amor de Cristo: um cobrador de impostos, um homem cego, um comandante de soldados, pescadores e tantos outros. Como pessoas perdoadas, elas não tinham mais motivos para o ódio ou a vingança. Elas tinham motivos para amar.
   Oração: Senhor Jesus, o teu amor por mim mudou a minha vida. Ajuda-me a perdoar e amar aos outros assim como tu o fizeste. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB