10/10/2013

DIA DAS CRIANÇAS! FERIADO?

   Mais um dia das crianças está chegando. FERIADO, QUE BOM!
   Esta é a maneira como muitos enxergam este dia, apenas como mais um feriado. Pobres crianças! Quantas delas terão os seus pais junto com elas nesse dia? Quantos pais não irão aproveitar este dia para dormir um pouco mais, afinal o trabalho está puxado? Pobres crianças!
   Quem de nós já não ouviu a seguinte frase: “Não sei mais o que fazer com esta criança!” Todos os dias vemos pessoas perplexas com o que esses pequeninos tem feito. Crianças matando famílias inteiras; crianças com armas nas mãos dizendo: “passa a carteira”; crianças sendo as mulas de carga dos traficantes; crianças sendo mães de outras crianças; crianças mandando dentro de casa e dentro da sala de aula.
   “Onde foi que eu errei?” pergunta a mãe! O pai por sua vez diz para a escola: “Dêem um jeito nesta criança se não quiserem que eu dê”. Pobres crianças!
   A idéia de um feriado para celebrar o dia das crianças é muito boa, porém me parece que nos faz pensar que dando a elas um pouco de atenção neste dia cumprimos com a nossa parte e não é isso que Deus quer que pensemos.
   Obviamente que existem muitos erros nas leis, nos métodos de ensino, nas programações da TV. Mas o principal erro continua sendo dos “grandes” próximos aos pequeninos. Os pais pecam; professores pecam; a igreja peca; autoridades pecam!
   Quando Deus diz: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim de sua vida não se desviará dele” (Provérbios 22.6), ali Deus estava falando uma das coisas mais sérias e importantes deste mundo.
   É tão fácil ficarmos bravos e indignados com a falta de respeito e limites que as crianças têm, mas será que isto não tem a ver com a falta de conselho, orientação e limites que os “grandes” a sua volta deixaram de dar?
   Quantas vezes não temos tempo para os pequeninos, mas não perdemos um capítulo da novela. Quantas vezes os pequeninos são vistos muito mais como um “incômodo” do que como uma pessoa que só quer um pouco de atenção. Quantas vezes é mais fácil mandar para o quarto (com internet, TV, celular, etc) de “castigo” do que sentar junto com ela para explicar o erro e corrigi-la.
Que Deus dê a todos nós a sabedoria para entendermos que respeito, amor, afeto não nascem prontos coração dos pequeninos, mas são aprendidos. Deus não se cansa de nos amar e de nos dar novas chances. Vamos aproveitar isso! Vamos lembrar do cuidado que precisamos ter com nossas crianças.  
   Todo dia é dia da criança! Dia da criança aprender; dia da criança saber que é amada; dia da criança receber limites; dia da criança ver nos “grandes” ao seu redor o seu herói; dia da criança conhecer o amor que Deus tem por elas. Amém!

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB