28/08/2013

A GENTILEZA NA VIDA DO CRISTÃO

“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.” (Tiago 3.13)


   Vivemos em uma geração sem gentileza! Infelizmente, em nossos dias, esta atitude parece cada vez mais rara. É comum nos depararmos com pessoas que não respeitam o próximo, não cumprimentam, tomam atitudes individualistas sem se importar com quem está em volta. Ser gentil é ser uma pessoa cortês e agradável pelo falar e pelo agir. É estar atento a aquilo que você pode fazer para ajudar, para facilitar, para alegrar.
   Nos dias de hoje, quem ainda deseja um bom dia á pessoa que passa? E quando damos um bom dia, por vezes o fazemos com tanta falta de vontade. Quantos fingem estar dormindo no ônibus ao ver uma pessoa mais velha em pé, ou uma gestante? Quem respeitaria a vaga do deficiente se não houvessem multas? Nas correrias do dia-a-dia será que nos sobra tempo para ajudarmos um idoso a atravessar uma rua? Será que demonstro gentileza querendo furar a fila, importunando os outros com o meu som alto, com a minha impaciência ao volante? Claro que não!
   SER GENTIL É SER INTELIGENTE! É isso que nos mostra o texto de Tiago 3.13: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.” GENTILEZA GERA GENTILEZA!
   Ao ser gentil eu não apenas estou demonstrando respeito e cortesia para com o outro, mas estou motivando o outro a também agir com gentileza comigo e com outras pessoas. É por isso também que Deus nos diz: “Sejam amáveis com todos” (Filipenses 4.5).
   Como nós temos agido? Sendo cristãos temos ainda mais motivos para sermos gentis e amáveis com os outros. Deus nos amou primeiro para nós amarmos também. Deus veio ao nosso encontro para que possamos ir ao encontro de outros. Não finja que você não viu; não te acomodes em pensar que não é teu problema; não pense que ser cristão é só no final de semana quando você está com outros cristãos. Seja você a tomar a iniciativa! Alegre o dia das outras pessoas! Faça sem esperar em troca. Ajude pelo simples fato de amar! SER GENTIL É SER INTELIGENTE, POIS GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

O VÍDEO A SEGUIR ILUSTRA UM POUCO ESTE ASSUNTO

25/08/2013

CONSTRUÇÃO DO ESCRITÓRIO PASTORAL


   A Congregação "Cristo para Todos" de Bonito está numa rotina de mutirões para a construção do seu escritório pastoral. Este é um projeto que auxiliado pelas servas do Dimasul (Distrito do Mato Grosso do Sul) e os membros da congregação têm se dedicado a fazer tudo em mutirões. Isso não só reduz os custos com mão de obra, como tem sempre trazido momentos de confraternização e maior comunhão entre os membros de nossa congregação.
   Deus tem sido muito bom para com todo o trabalho desenvolvido na congregação e assim o crescimento vai sendo trazido a cada dia através daquilo que Deus nos capacita e possibilita fazer.
   O contra-piso está pronto; também as paredes já foram levantadas e nesta última semana foi realizado mais uma grande mutirão para concretar a lage. Os próximos passos agora são o madeiramento e cobertura do escritório e da varanda.
   A todos que estão se dedicando nestes mutirões o nosso muito obrigado. Desde já precisamos também agradecer as Servas do Dimasul pela ajuda financeira para este projeto.
   Vamos lá pessoal, em breve mais esta obra estará pronta!

EDL - ENCONTRO DISTRITAL DE LIDERANÇAS - JELB DIMASUL 2013

   Nos dias 17 e 18 de agosto de 2013 aconteceu mais um EDL - Encontro Distrital de Lideranças da JELB DIMASUL na Congregação "Cristo" de Dourados, MS. O Encontro reuniu as principais lideranças jovens de diversas uniões juvenis de nosso distrito. 
   O Conselheiro Distrital de Jovens, Pastor Rafael E. Zimmermann palestrou sobre o tema do encontro: "OUSADOS POR CRISTO" baseado no Salmo 60.12 "EM DEUS FAREMOS PROEZAS". Certamente Deus espera que todo o cristão esteja pronto para ser USADO na obra da evangelização e testemunho e para isso precisamos ser OUSADOS também, na maneira, na forma de fazer esta Palavra chegar até a outra pessoa. Como o Apóstolo Paulo diz: “Fiz-me tudo para com todos, com o fim, de por todos os modos, salvar alguns” (1 Coríntios 9.22b).
   No domingo após o culto tivemos outro momento muito especial, que foi a EVANGELIZAÇÃO através de folhetos. O participantes do EDL foram até a feira que se realiza na cidade e lá muitas pessoas receberam a Palavra de Deus através dos folhetos e também do testemunho destes jovens. Foi muito bom e com certeza tivemos lá momentos muito grandes de aprendizado e de fortalecimento para a nossa fé. Após esse momento de evangelização ainda tivemos um momento para compartilharmos as experiências.
   Líderes da JELB DIMASUL, Deus nos proporcionou momentos muito lindos... Louvor, Estudo da Palavra, Oração, Confraternização, Culto e Missão!!! Quantas bênçãos em cada um destes momentos. Deus seja louvado!

20/08/2013

NARGUILE - OS PERIGOS DO NARGUILE

   Aqui no Brasil, uma forma de tabagismo virou uma “febre” principalmente entre os jovens. O narguilé (narguile, narguilê ou arguile) é também conhecido como cachimbo de água porque a fumaça passa pela água antes de chegar ao fumante. É composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão.
   Inventado na Índia no século XVII, foi bastante difundido entre os árabes. Recentemente, após ser mostrado em uma novela da TV, o narguilé tornou-se uma “febre” que tem alcançado também muitos jovens cristãos.
   O INCA (Instituto Nacional de Câncer) fez um alerta. Ao contrário do que muitos pensam, estudos mostram que a fumaça do narguilé é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro comum. Apesar do fumo ter no seu composto essências de frutas, hortelã, menta e outros, em relação ao cigarro comum o narguilé tem 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono. A idéia de que a água vai filtrar ou tirar os metais pesados não é verdade. A fumaça vem mais úmida e por isso é menos sentida no pulmão como agressiva. Além disso, a essência e o aroma disfarçam um pouco as coisas.
Assim como todo derivado do tabaco as essências do narguile contem as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro comum. Neste estudo do INCA temos a assustadora informação de que em uma simples sessão de narguilé o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais, diz o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Henrique Meirelles (www2.inca.gov.br)
Muitos PAIS DESINFORMADOS, ou até mesmo iludidos pelos jovens com a idéia de que o narguilé seja algo inofensivo, têm permitido o uso do narguilé por seus filhos, inclusive menores de idade. Foi esta preocupação que me motivou como pastor a buscar mais informações sobre o assunto e estudá-lo com os jovens de nossa congregação e também com os grupos de servas e leigos.
   Ao conhecer um pouco mais do narguilé vimos o quanto ele pode prejudicar a saúde de nossos jovens e inclusive causar câncer de pulmão. Por conter a nicotina ele também vicia como qualquer outra droga. As piteiras por serem compartilhadas também aumentam os níveis de contaminação por tuberculose, herpes labial e hepatite.
Para piorar a situação muitos “narguileiros” substituem a essência por maconha e a água por bebidas alcoólicas, especialmente vodka para acelerar o efeito. Neste último caso há mais um alerta, o perigo da explosão do narguilé. Recentemente na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná, uma jovem morreu após ter 70% do seu corpo queimado. Uma faísca do carvão fez com que o narguilé explodisse por conter bebida alcoólica. Outros casos de explosões com narguilé já foram registrados e também filmados.
Aos jovens cristãos e aos pais, fica este alertas sobre os problemas que o narguilé pode te trazer. O Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6.12 diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Esse conselho é muito importante! Mesmo que os modismos muitas vezes nos convidem a entrarmos nesta mania, precisamos saber que isso não convém e pode facilmente me dominar. Logo adiante em 1 Coríntios 6.20 lemos: “pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto usem o seu corpo para a glória dele”. Fico pensando – “será que posso fumar para a glória de Deus?”
   Muitas pessoas e jovens cristãos estão sofrendo com os vícios (seja cigarro, alcoolismo, drogas e agora o narguilé). Talvez você também já passou ou passa por esta situação. Sabemos o quanto é difícil sair disto e somente o perdão e a ajuda de Deus é que podem dar a força necessária para isto.
   Aos cristãos não cabe o papel de juízes, recriminando ou condenando isso. Cabe a nós o ombro amigo, a ajuda, a força, a oração e o conselho. Até porque todos nós por vezes deixamos de cuidar de nossa saúde ao exageramos na alimentação ou em situações que causam dano ou mal ao nosso corpo. Por isso, queremos estar ao lado daqueles que sofrem por problemas ou vícios.
   Cabe a todos nós o alerta, especialmente com nossos queridos jovens para que não percam em seu coração o amor pelas coisas de Deus e para que não sejam dominados por aquilo que pode lhes tirar a saúde e até mesmo a vida.

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

10/08/2013

DIA DOS PAIS 2013 - É FÁCIL SER PAI?

  A paternidade não é apenas um privilégio, mas é também uma graça de Deus, exigindo, portanto, uma grande responsabilidade.
É triste constatar... É triste constatar, - porém, que muitos pais abandonam seus filhos e seus lares, pouco se importando se isto esteja de acordo com a vontade de Deus.
  É triste constatar, - por outro lado que, quando se lembram dos filhos, preocupam-se tão somente, ou quase que exclusivamente, em lhes proporcionar uma estabilidade financeira, dar-lhes bons estudos seculares, em boas escolas e faculdades, a fim de “se darem bem na vida”, e terem um futuro do qual irão se orgulhar, mas acabam esquecendo o principal, ou seja, a educação cristã.
  É triste  constatar - que muitos pais não se preocupam com seus filhos. Julgam que cabe somente às mães a responsabilidade da educação moral e religiosa.
  É triste constatar - que existem pais que, aos domingos [ou nos Sábados], na hora do culto, em lugar de conduzir os filhos à igreja preferem lhes proporcionar somente passeios e diversões, fora dos caminhos ou da rota da igreja.
  A responsabilidade é dos pais... Assim constatando, podemos concluir que estamos atravessando uma época perigosa. Muito perigosa. Tem razão quem diz que não podemos responsabilizar apenas a juventude pela delinquência  ou pela imoralidade, pelos abusos ao alcoolismo, drogas e coisas dessa natureza. Há pais que tem grande parte de culpa nisso, pois há uma decorrência natural da sua irresponsabilidade na educação e no conduzir os filhos pelos bons caminhos. Onde há falta de bons conselhos e de bons exemplos aí, sem sombra de dúvidas, a tragédia irá se desenhar, mais cedo ou mais tarde.
  Cabe, portanto, aos pais a inteira responsabilidade pelos filhos, cujas almas estão confiadas à sua guarda “desde a mais tenra idade”. Neste sentido nos diz Provérbios 22.6“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele [de Deus]”E ainda, em Provérbios 6.20-23“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”.
  Ainda há tempo... Por isso, pais, compete a cada um de vocês a sublime e importante tarefa de conduzir os filhos a Jesus. Ainda há tempo. Não desperdice, nem deixe esse tempo passar. Seus filhos ainda vivem. Há tempo de fortalecê-los, de ampará-los, de reerguê-los se estiverem caídos. Ainda há tempo de orar com eles e por eles, se já se esqueceram de orar ou nunca aprenderam a orar.
  A principal tarefa... Conduzir os filhos a Jesus - eis a principal tarefa, a principal preocupação, a principal incumbência contida na passagem - “Ensina a criança no caminho em que deve andar...”. Esta tarefa efetiva-se pelo interesse e amor à Palavra de Deus que os pais inculcarem [empurrarem para dentro] aos filhos. É claro, é o conhecimento bíblico, e não outro, que vai revelar aos filhos o pecado em seus corações, bem como, a única maneira de escaparem da conseqüência eterna do pecado, o amor de Deus através de Jesus Cristo. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
  Vida exemplar... Conduzir os filhos a Jesus também significa viver uma vida religiosa exemplar. A influência dos pais nos filhos é tremenda. O exemplo dos pais sempre fala mais alto do que as palavras. Daí a necessidade dos pais praticarem o cristianismo em toda a sua dimensão.
  Cidadãos da eterna herança ... Um pai jamais se arrependerá de ter conduzido seu filho a Jesus. Além de receber por toda a vida o seu amor, além de honrado e respeitado, além de vê-los formados e bons cidadãos, um dia também, é questão de tempo, irão vê-los como cidadãos da eterna herança celestial. Desta forma, sem dúvida, a sublime missão de pai estará cumprida, pois se conduzir seus filhos a Jesus, poderá ter a certeza de que algo melhor os aguarda na bem-aventurança eterna. Que Deus os ajude nesta tarefa maravilhosa!

Oscar Martinho Zimmermann
Extraído e adaptado de:  Mensageiro Luterano Agosto/77
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB