27/02/2013

AÍ ESTÁ O CORDEIRO DE DEUS


“No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.
(João 1.29)

O Cordeiro de Deus. Este foi o título dado por João Batista a Jesus. Ele fez isto porque estava familiarizado com o costume judaico de sacrificar um cordeiro a Deus pelos pecados que haviam cometido. Desde a saída do Egito, o povo de Deus repetia este ato ano após ano: “O Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse: Este mês será para vocês o primeiro mês do ano. Diga a todo o povo israelita o seguinte: no dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa” (Êxodo 12.1-3).
A morte de uma ovelha ou cordeiro possibilitava o perdão dos pecados porque Deus havia prometido que perdoaria aquele que assim procedesse. A morte do cordeiro inocente estava ligada à promessa divina do perdão. Assim, aquele que confiava na promessa, recebia de Deus o perdão dos seus pecados.
Hoje, porém, não existe mais a necessidade de sacrificarmos cordeiros e nem ovelhas, pois o Cordeiro de Deus já foi sacrificado em nosso lugar. Jesus foi morto inocentemente para que, através dele, tivéssemos o perdão: “Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu” (Isaías 53.5).
Este perdão está ligado à promessa de que quem crê em Jesus será perdoado e salvo. Jesus é o Cordeiro de Deus que nos salva. Deus providenciou um cordeiro perfeito para que o perdão fosse perfeito.
Nos dias atuais, muitos continuam pensando que devem fazer algo para receber o perdão dos pecados. Muitas pessoas acreditam que o céu só é possível mediante o sacrifício pessoal. Baseados nisto, muitos vivem uma vida piedosa, mas sem Jesus.
No entanto, Jesus é o único cordeiro capaz de nos dar o perdão de Deus. Não há outra forma. Só existe este caminho para o céu. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). Que possamos confiar neste Cordeiro inocente que deu a sua vida por nós e, como João Batista, falar desse cordeiro para aqueles que ainda não o conhecem: “Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
 Abençoado tempo de Quaresma!

Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste/SC.

20/02/2013

A SANTA CEIA E A LEI SECA - "Santa Ceia na mira do bafômetro"


Qual é o real objetivo das leis em nosso país???
 Nos últimos dias a discussão a respeito do rigor da Lei Seca tem chegado também ás igrejas por conta do uso do vinho na Santa Ceia. Por força desta lei o que se tenta fazer é mudar um versículo Bíblico onde temos registrado a instituição da Santa Ceia pelo próprio Filho de Deus. “Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho dizendo: Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês” (Lucas 22.20).
Até onde o objetivo da Lei Seca é realmente punir o criminoso? Não se questiona a importância desta lei, pois certamente ela trará grandes bênçãos a toda nação brasileira evitando muitos acidentes e tragédias. Mas por vezes parece que o foco da lei é distorcido e a punição passa longe daqueles que de fato precisariam. Enquanto muitos jovens irresponsáveis continuam bebendo e dirigindo livremente, com pouca fiscalização nas redondezas de bares e boates, a atenção da lei se volta contra a Igreja, pastores e cristãos por conta da sua participação na Santa Ceia.
Troquem o vinho por suco de uva, ou por vinho sem álcool”. Essa é a sugestão dada ás igrejas. Mas será que é algo tão simples mudar as palavras de Jesus naquela Última Ceia? Como Igreja, cremos e entendemos que a Ceia foi instituída com vinho e não temos o direito de mudar aquilo que Cristo assim ordenou na sua Palavra. Além do mais, particularmente nunca ouvi falar de um pastor ou cristão que tenha participado da Ceia e por conta disto causado algum acidente. A Igreja Luterana de um modo geral tem usado os pequenos cálices individuais para a Ceia e ali temos uma quantidade tão pequena de vinho incapaz de alterar o reflexo de uma pessoa.
Se por ventura alguma igreja ainda use o cálice coletivo, onde a pessoa teria a possibilidade de ingerir uma quantidade maior de vinho, talvez seja hora de repensar isto, pois isto sim nos é possível mudar. Se porventura alguém perceber que a quantidade de vinho ingerida na Santa Ceia não foi tão pequena, por favor não dirija! Use a sua responsabilidade cristã!
De maneira nenhuma a Igreja Cristã quer ser contrária as leis da justiça brasileira, mas também não podemos aceitar que a Igreja, pastores e cristãos sejam tratados como vilões neste debate, enquanto verdadeiros criminosos dirigem embriagados nas ruas da vida, atropelando e matando muita gente.
Deus queira que esta lei possa salvar sim a vida de muitas pessoas e evitar muitas lágrimas!

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Igreja Luterana de Bonito, MS

15/02/2013

PERÍODO DA QUARESMA

   Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, festa máxima do cristianismo, na qual celebramos a ressurreição do nosso Salvador Jesus Cristo, a qual é a garantia da nossa ressurreição.  Este período é um dos mais antigos no calendário litúrgico da Igreja, pois os cristãos, muito cedo, entenderam que a celebração da Páscoa precisava de um período especial de preparação.
   Os cristãos foram muito felizes quando decidiram que este período seria de quarenta dias, afinal o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ao iniciar seu Ministério entre nós, foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto, onde permaneceu por quarenta dias e quarenta noites sendo tentado pelo diabo (Mateus 4.1,2). A Ascensão de Jesus aconteceu quarenta dias após a sua ressurreição (Atos 1.3). Quarenta dias também foi o período do Dilúvio na época de Noé (Gênesis 7.1-12). Moisés, quando conduzia o povo de Israel do Egito para Canaã, subiu ao Monte Sinai e lá permaneceu durante quarenta dias (Êxodo 34.28). 
   O número quarenta tem um significado especial nas Escrituras Sagradas porque quatro é o número da criação de Deus, da qual todos nós fazemos parte  (quatro pontos cardeis: Norte, Sul, Leste e Oeste). Assim, o número quarenta mostra que Deus não desistiu das suas criaturas, apesar do pecado ter entrado no mundo.  O Dilúvio foi um período de aparente destruição, mas essencial para a continuação da vida humana na face da terra, através da família de Noé. Quando Moisés permaneceu quarenta dias no Monte Sinai, Deus estabeleceu uma aliança com o povo de Israel na qual ele declarou ser o seu Deus que conduziria o povo pelo seu caminho e finalmente o salvaria. Ao permitir que Israel peregrinasse ao longo de quarenta anos no deserto, Deus estava preparando o povo do qual nasceria o Messias, Jesus Cristo, o Salvador de toda a humanidade. Quando Jesus foi levado ao deserto, permaneceu lá ao longo de quarenta dias justamente para mostrar ao inimigo que ele libertaria a criação das suas garras malignas. E finalmente, quando Jesus subiu aos céus, quarenta dias após a sua ressurreição, foi para guardar o lugar que ele conquistou e tem preparado  para todas as criaturas humanas que creem nele como seu Salvador (João 14.2,3).
   Quaresma, portanto, é um período especial para meditarmos sobre o grande amor de Deus, que não desistiu de nós. Pelo contrário, veio ao nosso encontro através de seu Filho Jesus Cristo e nos resgatou a preço de sangue.
   Que ao acompanhar os passos de Jesus em direção ao Calvário nos lembremos sempre que ele fez isto porque Deus ainda tem propósitos eternos para cada um de nós, suas amadas criaturas.
   Abençoado tempo de Quaresma!

Pr. Geraldo Walmir Schüler
2º Vice-Presidente IELB

14/02/2013

INSTALAÇÃO DO PASTOR MARTINIANO EM CAMPO GRANDE

   Junto ao Culto de Encerramento do Congresso da JELB DIMASUL, realizado na Congregação Santo Estevão de Campo Grande, aconteceu a Cerimônia Instalação do Pastor Martiniano Soares da Silva. O Pastor Martiniano foi chamado para atender a Paróquia Martinho Lutero de Campo Grande. 
   O Pastor Conselheiro do Dimasul, Rev. Gilberto Eidam, pastor em Naviraí, foi quem realizou esta instalação.Também foi liturgista do Culto o Rev. Carlos Wilhelms, pastor local e a mensagem trazida pelo Rev. Rafael Zimmermann, pastor em Bonito.
   Ao Pastor Martiniano Soares da Silva, bem como a sua esposa Daniele e seus filhos desejamos as mais ricas bênçãos de Deus em seu ministério aqui no DIMASUL bem como na Paróquia Martinho Lutero de Campo Grande.

30º CONGRESSO DA JELB DIMASUL 2013

   Entre os dias 09 a 12 de fevereiro aconteceu o 30º CONGRESSO DE JOVENS DA JELB DIMASUL em cidade de Campo Grande na Casa de Retiros Vicente Pallotti, onde estiveram reunidos cerca de 200 jovens de todo o Distrito do Mato Grosso do Sul.
    Certamente todos os jovens que lá estiveram voltaram para sua casa e suas congregações com o coração cheio da Palavra de Deus e de belas lembranças.
   Na foto ao lado alguns dos jovens de nossa união juvenil participando da tarde de esportes do congresso. Junto também a pequena Sophia a mais nova participante do Congresso de Jovens. Ela foi o xodó do congresso e participou de todo congresso com muita alegria.
   A participação da JELBON (Juventude Evangélica Luterana de Bonito) neste congresso foi muito especial. Nossos jovens se empenharam muito nos ensaios e estudos para o congresso e voltaram para casa com o 3º Lugar na Classificação Geral.
   A classificação na parte esportiva não foi nada boa. Em compensação na parte espiritual e cultural nossos jovens foram ricamente abençoados. Tiraram o 2º Lugar no TEB, 2º Lugar na Música e 1º Lugar no Teatro. Isso mostra também o quanto estes jovens vem crescendo espiritualmente e o quanto tem se dedicado e dado o melhor para bem representar a Igreja Luterana de Bonito.
   Fica a gratidão de todo os jovens do Distrito por estes dias tão maravilhosos. Certamente já estamos ansiosos pelo próximo congresso, que se tudo der certo será aqui em Bonito. 
   Nossa gratidão a Diretoria da Jelb Dimasul que organizou este congresso e também aos Pastores locais, Carlos e Martiniano que muito se dedicaram para a realização deste Congresso.
   Aos nossos jovens e aos Pastores e jovens de todo o Dimasul um grande abraço e até o 31º CONGRESSO DA JELB DIMASUL EM 2014.

JOVENS SE PREPARAM PARA CONGRESSO DA JELB DIMASUL

   Os dias que antecederam ao Congresso de Jovens da JELB DIMASUL foram dias de muito estudo e ensaios para os jovens de nossa congregação. Tivemos momentos muito importantes em conjunto estudando o livro de Gálatas para o TEB (Teste de Eficiência Bíblica) que é realizado no congresso. Também foram muitos ensaios para deixar pronta a peça teatral, musica e poesia para serem apresentadas.
   Valeu jovens! Estes dias foram bastante corridos, mas certamente de grande aprendizado para todos nós, independente do resultado do TEB, e das apresentações culturais. Deus nos abençoe para que juntos possamos crescer muito em nossa fé durante este ano de 2013. 

VISITA DO PROFESSOR VILSON SCHOLZ

   No início do mês de fevereiro tivemos a alegria de recebermos em nossa cidade e também nossa congregação a visita do Rev. Vilson Scholz (professor do Seminário Concórdia, ULBRA e consultor da SBB) junto com a sua esposa Iris e os filhos Natália e Rodrigo.
   É sempre bom a companhia de pessoas tão ricas em fé e conhecimento da Palavra de Deus. Que Deus assim continue os abençoando no trabalho de nossa Igreja. Grande abraço de toda a Congregação "Cristo Para Todos".

02/02/2013

CARNAVAL: UM LUGAR ONDE DEUS NÃO ESTÁ!


   Fevereiro está aí e com ele, a festa mais popular de todo o Brasil. A TV que até ontem estava de luto e noticiavas a tragédia de Santa Maria, hoje já está em festa e em clima de carnaval, afinal para eles “o show não pode parar”.
   O que está acontecendo com o ser humano? O carnaval é estampado em propagandas e comerciais como uma festa folclórica de alegria, de diversão e de liberdade. Será???  Não é simplesmente pelo fato de estarmos tristes pelos últimos acontecimentos que digo que não há o que se comemorar no carnaval, mas é também por tudo o que esta “festa” traz de estrago para as pessoas, para as famílias e para a sociedade.
   Será que podemos chamar de “alegria” vermos adolescentes e adultos quase todos alcoolizados jogando sua saúde fora e colocando em risco a vida de outras pessoas por causa de suas reações impensadas? Será que podemos chamar de “diversão” os tantos filhos que vão crescer sem um pai, por conta de uma noite de loucuras. Será que diversão é brincar com a vida e o corpo do outro sem se importar em quantos casamentos e famílias são destruídas por conta disto? Será que podemos chamar de “liberdade” a escravidão que as drogas vão trazer a tantas pessoas não só nestes dias, mas quem sabe pela vida que lhe restar.
   É por esta razão que podemos ter a certeza de que esta é uma festa onde Deus não está, e onde o cristão não deve estar. É uma festa sem motivos para comemoração! É uma festa vazia em edificação, mas que transborda em conseqüências, pecados e desrespeito para com Deus e para com a vida das pessoas.
   O cristão precisa saber dos riscos que o carnaval traz para a sua fé e a salvação. Esse assunto não é brincadeira! A Palavra de Deus diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém” ( 1 Coríntios 6.12). No carnaval Deus não está, o seu amor não está, a sua proteção não está. Lá quem reina é Satanás com suas orgias e bebedices. Cabe a nós a pergunta franca que Josué fez ao povo de Deus: “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15ss)
   Liberdade com responsabilidade! Esta é a orientação de Deus aos cristãos expressa também nas palavras do Apóstolo Paulo: “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana” (Gálatas 5.16 - Lema do Congresso JELB DIMASUL 2013).

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Igreja Luterana de Bonito, MS

01/02/2013

VÍDEO CONVITE PARA O 30º CONGRESSO DIMASUL

Esse é o Vídeo Oficial da JELB DIMASUL convidando você jovem a participar do   
30º CONGRESSO JELB DIMASUL 2013. Assista e compartilhe com seus amigos. 
O congresso será do dia 09 ao dia 12 de fevereiro em Campo Grande, MS 
na Casa de Retiro São Vicente Pallotti.


Obrigado pessoal da Comissão de Midia - JELB/MS pela organização do vídeo.
Abração a toda JELB DIMASUL, nos encontramos no congresso.
Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Conselheiro JELB DIMASUL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB