26/06/2012

O CRISTÃO E A BEBIDA ALCOÓLICA - Por Sandro Bággio

 [...] Eu cresci num lar manchado por tumultos decorrentes do abuso do álcool. Parte de minha infância foi um verdadeiro inferno por causa das bebedeiras de meu pai. Quando criança, era comum beber até ficar bêbado nas festas de fim de ano. Com onze anos, comecei a beber com meu irmão um ano mais velho. Comprávamos vinho e cachaça e esperávamos o dia em que minha mãe e irmãs estivissem fora de casa para chamar uns amigos e encher a cara. Numa destas “festas”, meu irmão teve um coma alcoólico, foi internado às pressas e por muito pouco não morreu. Foi o fim de nossas bebedeiras. Aos quatorze anos entreguei minha vida a Jesus no culto de uma igreja pentecostal e “eles ensinaram-me certo e o errado e branco e preto” como diz a canção do King’s X.
   Foi somente quando estava no seminário teológico que comecei a estudar seriamente o que a Bíblia diz sobre a ingestão de bebidas alcoólicas. Fiquei surpreso ao descobrir que, contrário do que eu havia sido ensinado (e que me pareceu muito bom tendo em vista meu histórico familiar com bebidas), a Bíblia não condena beber vinho. Na Bíblia, o vinho é visto como sinal de alegria e bênção de Deus. 

Salomão fala da promessa aos que honram a Deus com seus recursos: "seus celeiros ficarão plenamente cheios e os seus barris transbordarão de vinho" (Provérbios 3.10). Ele diz que felizes são os que comem no tempo certo para refazer as forças e não para bebedice, um alerta contra a embriaguez, ao mesmo tempo reconhece que o vinho torna a vida alegre (Eclesiastes 10.17 e 19). Semelhantemente, o Salmista louva a Deus como criador que “faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem” (Salmos 104.14-15).
   Ou seja, nestas e em tantas outras passagens que tratam da questão do vinho e da bebida fermentada, aprendi que a Bíblia ensina claramente que:
   • beber não é pecado, mas
   • beber demais é pecado, portanto
   • é preciso tomar cuidado com o poder sedutor da bebida e
   • às vezes, a melhor coisa a fazer é não beber.
   Que beber não é pecado deveria ficar evidente, visto que o primeiro milagre de Jesus (João 2) foi transformar água em vinho numa festa de casamento. “Mas”, haviam me dito, “não era ‘bem’ vinho, não tinha fermentação, era apenas suco de uva.” Esta teoria logo caiu por terra, tendo em vista que outras passagens da Bíblia falavam sobre a possibilidade de se embriagar com o vinho, logo não poderia ser “apenas suco de uva” (ninguém fica embriagado com suco de uva). De fato, Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo recomenda-lhe beber um pouco de vinho em suas refeições. (1 Tm 5.23) 
 Ao tratar das qualificações dos diáconos e presbíteros, Paulo diz que eles não devem ser “amigos de muito vinho” (3.3) e nem “apegados ao vinho” (3.8), palavras que não fazem muito sentido se fosse “apenas suco de uva”. Em sua carta a Tito ele menciona o comportamento das mulheres cristãs e diz que elas não devem ser “escravizadas a muito vinho.” (2.3) Além do disso, há fortes indícios de que o próprio Senhor Jesus bebia vinho. Em contraste com João Batista, de quem o anjo disse a seus pais que ele não beberia vinho nem bebida fermentada (Lucas 1.15), Jesus foi acusado de comilão e beberrão (Mateus 11.18-19). Jesus não teve pecado algum e ele bebia. Paulo não recomendaria um pouco de vinho a Timóteo, se beber vinho fosse pecado. E a Santa Ceia não seria celebrada com vinho, se sua ingestão fosse pecado. Um dos problemas em Corinto é que alguns estavam se embriagando na Ceia, prova que não se tratava de “apenas suco de uva”.
   Muitos crentes, ao descobrirem isto, estão começando a desfrutar uma taça de vinho ou uma cerveja livres de uma consciência culpada.
   O problema hoje em dia não parece ser o da abstinência forçada ou das proibições legalistas. Não vivemos mais na época da lei-seca na maioria das igrejas evangélicas brasileiras. O problema é que, cada vez mais, os crentes estão bebendo um pouco demais. Me surpreende olhar o Facebook e ver um número crescente de fotos exibindo bebidas como se fossem troféus e “confissões” de bebedeira como se fossem coisas banais. É o caso clássico de quem não sabe lidar com a liberdade e, após um período de repressão, vai de um extremo a outro.
   Porque será que o homem quando foge de si mesmo
   se afoga na bebida e se droga sem parar?
   Será que a vida imposta é perder um vale tudo?
   Viver sempre chapado é melhor do que lutar?
   Beber até morrer essa é a solução?…
   - Beber até Morrer, Ratos de Porão
   Cristãos podem beber? Sim, não há proibição quanto a isso na Bíblia. Mas a Bíblia deixa absolutamente claro que embriagar-se é pecado e que os bêbados não herdarão o Reino de Deus: “…nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus” (1 Coríntios 6.1 e Gálatas 5.19-21). 
Há diversas histórias na Bíblia sobre as consequências de embriagar-se, levando pessoas a cometerem uma série de delitos graves sob o efeito da bebida. Incesto, violência, adultério, pobreza, assassinato, depressão e loucura são alguns dos males relatados pela Bíblia que acompanham a embriaguez.
   Em seu comentário da primeira carta de Paulo a Timóteo, quando Paulo recomenda ao jovem pastor que, por causa de suas enfermidades, não beba apenas água, mas também “um pouco de vinho”, Calvino diz o seguinte sobre a embriaguez: “O termo grego usado descrevia não apenas a embriaguez, mas qualquer tipo de descontrole ao beber vinho. Beber com excesso não é só indecoroso num pastor, mas geralmente resulta em muitas coisas ainda piores, tais como rixas, atitudes néscias, ausência de castidade e outras que não carecem de menção.” E acrescenta: “Quão poucos há em nossos dias que carecem da abstinência de água; em contrapartida, quantos carecem de ser refreados em seu uso imoderado do vinho! É também evidente que necessário se nos faz, mesmo quando queremos agir corretamente, rogar ao Senhor que nos dê o Espírito de sabedoria para nos instruir no caminho da moderação.”
   Portanto, é preciso tomar cuidado com o poder sedutor da bebida. Estatísticas apontam que consumo do álcool no Brasil aumenta a cada ano, tornando o país um dos mais afetados por problemas ligados ao alcoolismo. Uma das razões para isto parece ser que beber está tornando-se algo cultural. No Brasil a cerveja tornou-se a bebida tradicional (a AMBev produz 35 milhões de cervejas engarrafadas por dia!) e isto tem feito com que os brasileiros comecem a beber cada vez mais jovens (entre 10-13 anos é a idade para a iniciação no álcool). O resultado de tanta bebedeira é que, segundo algumas estimativas, acredita-se que 7,3% do PIB anual é aplicado para problemas decorrentes do álcool e 65% dos acidentes fatais em São Paulo têm o motorista embriagado.
   Há diversas advertências na Bíblia sobre a sedução do vinho. A mais notória delas talvez seja esta em Provérbios 23.31-35:
   Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: “Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?”
   Chesterton comenta: “O vinho, diz a Escritura, alegra o coração do homem, mas somente do homem que tem coração.” Portanto: “Nunca beba quando estiver infeliz por não ter uma bebiba, ou irá parecer um triste alcoólatra caído na calçada. Mas beba quando, mesmo sem a bebida, estaria feliz, e isso o tornará parecido com um risonho camponês italiano. Nunca beba quando precisar disso, pois tal ato racional é o caminho para a morte e o inferno.” (G. K. Chesterton, Omar e a Vinha Sagrada em Hereges)
   A conclusão é que, às vezes, o melhor a fazer é não beber. Isto não é legalismo, é bom senso. O comediante Eddie Murphy revelou que não bebe porque o álcool não o faz bem e, a última vez que ficou de ressaca, após três taças de champanhe em 1993, o fez decidir nunca mais consumir bebida alcoólica. “Eu não bebo. Se bebo, sei que não vou me sentir bem. E, às vezes, parece que todos que bebem estão se divertindo mais, porém sei que eu não posso.” (Eddie Murphy)
   Do mesmo modo, conheço muitas pessoas que não bebem, por diferentes motivos. Algumas não podem beber por questões de saúde. Outras porque, tendo sido vítimas do alcoolismo, sabem que apenas uma dose pode ser suficiente para que caiam no abismo novamente. O cristão que é livre para beber sem embriagar-se precisa ser livre também para não beber quando a ocasião não for conveniente (ou não beber nunca, se for o caso). Acima de tudo, ele precisa ter sensibilidade para não beber quando estiver na presença de pessoas que possam tropeçar ao tentarem imitá-lo. Isto também é um ato de caridade.
   Concluindo, mas longe de esgotar este assunto, creio que, como cristãos, deveríamos ser exemplos de responsabilidade com relação aos nossos hábitos de comida e bebida. Paulo lista abusos nesta área como obras da carne, coisas que estávamos sujeitos antes de conhecer a Cristo (Romanos 13.13-14). Em contraste, o fruto do Espírito é domínio próprio (moderação). Por isto, recomenda o apóstolo, em vez de se embriagar com o vinho, devemos procurar estar cheios do Espírito Santo (Efésios 5.17-18). O apóstolo Pedro também advertiu seus leitores sobre certos abusos que já não deveriam mais fazer parte da vida dos cristãos (1 Pedro 4.3). Tais advertências ecoam as palavras do próprio Senhor Jesus em Lucas 21.34:
“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”

Por Sandro Baggio

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 24) - DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

22/06/2012

108 ANOS DA IELB

   No dia 24 de junho de 2012(domingo) a IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil estará completando seus 108 anos. Em 1904, no dia 24 de junho, foi fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
   Neste dia 24 de junho a IELB estará realizando o culto nacional dos 108 anos da IELB na cidade de Marechal Cândido Rondom. Aqui em Bonito termos também neste domingo nosso culto especial por esta data. Venha, se alegre conosco por todos estes anos de Palavra sendo anunciada.
   A Igreja Luterana de Bonito, filiada a IELB parabeniza toda a igreja por esta data.


PALAVRAS QUE CORROMPEM

   "Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo"
(Provérbios 13.3)

   Quantas vezes ferimos as pessoas com nossas palavras proferidas sem pensar, magoando e trazendo grandes transtornos quase irreparáveis.
   Na carta de Tiago, temos registrado as seguintes palavras: “Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos... É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas... O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas... mas ninguém foi capaz de dominar a língua” (Tiago 3.2-3,5,7,8).
   Aprendemos de Deus que devemos fazer o bom uso da língua, para que não só agrademos a Ele, mas para que sirva de edificação àqueles que nos ouvem.
   "E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará". (Efésios 4.30)
   Muitas vezes nos preocupamos em demasia com aquilo que devemos comer ou beber, e isto não é errado, mas na verdade, a nossa preocupação maior deveria ser com aquilo que sai de dentro de nós, com o que proferimos e que podem causar grandes danos. "Mas o que sai da boca vem do coração. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. São essas coisas que tornam o homem impuro." (Mateus 15.18-20)
   Usamos mal a nossa língua quando proferimos palavras torpes, sem valor nenhum, e que não servem para edificação dos que ouvem. Quando fofocamos ou difamamos os outros, nossas palavras começam a arruinar à nós mesmos, pois estamos agradando o mal que está em nós e o fortalecemos até que ele nos destrua. Mas quando guardamos nossos lábios nós destruímos essa malevolência interior. Diante da vontade divina, Deus nos revelou a seguinte vontade: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20.16).
   Aprendamos também que se não soubermos controlar a nossa língua, enganamo-nos a nós mesmos e a nossa fé será vã. Portanto tenhamos cuidado com o que falarmos, pois “As palavras agradáveis são como um favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo" (Provérbios 16.24).
   Que as nossas palavras promovam vida e não destruição. Diante dessa realidade as Sagradas Escrituras, afirmam: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro” (Provérbios 22.1).
   Tenha uma ótima semana fundamentando Jesus em sua vida!

Pastor – Daltro Regauer
Iporã do Oeste/SC.

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 23) DEPENDÊNCIA E RECUPERAÇÃO - Parte II

ENCONTRO DE CASAIS EM BONITO

   No dia 17 de junho a Igreja Luterana de Bonito realizou um Encontro de Casais celebrando o Dia dos Namorados. Foi um momento muito especial junto com alguns casais de nossa congragação. Num clima romântico os casais acompanharam a palestra do Pastor Rafael E. Zimmernann que tinha como título: DESCOMPLICANDO O SEU CASAMETO.
   É muito bom poder compartilhar experiências vivenciadas por cada casal e assim poder fortalecer o amor que existe. Logo após a palestra, os jovens da Igreja Luterana serviram aos casais um Coquetel Romântico.
   Obrigado a todos os casais que participaram deste encontro e que Deus nos abençoe sempre mais com momentos como este.

13/06/2012

O CRISTÃO E O NAMORO

   Nesta semana é lembrado o DIA DOS NAMORADOS e eu gostaria refletir com você amigo sobre este assunto. 
   Será que hoje ainda existe o namoro? Nesta semana muitos arrumam uma namorada, mas talvez na semana que vem já nem lembrem mais dela. Namorar hoje não passa de poucos momentos junto com uma pessoa, talvez se passe a noite juntos e o encanto acaba. Não é isto que Deus espera de um namoro. Deus quer que haja compromisso, respeito e que este seja um momento para conhecer a pessoa que você quer para estar ao seu lado pela vida. O “ficar” não é algo aprovado por Deus. O “ficar” é como tomar uma latinha de refrigerante: Se toma, amassa e joga fora. “Ficar” não exige compromisso, respeito ou responsabilidade para com a pessoa, e por mais que esteja em moda, não é isto que Deus deseja para a vida dos jovens e adultos. Talvez seja por isto que a família passa por tantas dificuldades, porque ninguém quer compromisso com alguém. Desta forma a pessoa não conhece o que é o verdadeiro amor e passa a vida toda não sabendo o que é amar.
   Se você ainda não tem um namorado ou uma namorada, não desanime! Deus sempre quer estar ao teu lado para te ajudar e nisto ele também pode ajudar. Não se envergonhe de orar a Deus pedindo que Ele te ajude a encontrar alguém com quem compartilhar teu sentimento. Busque em lugares saudáveis uma pessoa para estar ao teu lado.
   Se você já é casado agradeça a Deus por lhe ter dado esta pessoa que está ao teu lado e ore para que Ele continue os abençoando para viverem uma vida unida. A cada dia se tem o desafio de reconquistar, amar e respeitar aquela pessoa que está ao teu lado formando uma família. Por isto celebre ainda o amor que Deus um dia colocou no coração de vocês e orem juntos para que isto sempre continue. O amor precisa ser alimentado, fortalecido, e aumentado. Lembre-se sempre da promessa que vocês fizeram diante de Deus e um do outro e vivam neste amor.
   Lembre-se o que diz o Salmos 37.4 “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” Amém!

Pastor Rafael Elmer Zimmermann
Bonito, MS

CASAMENTO DE WELLINGTON E MARIELLY

   No dia 09 de junho aconteceu o Casamento Religioso do jovem casal Wellington e Marielly.
   O texto escolhido por eles para este momento tão especial está registrado em 1 Coríntios 13.4,5,7 que diz: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama nunca desiste porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”.
   O amor de Deus é a base para o amor de todo e qualquer casal. Dificuldades certamente sobrevem, mas quando o amor está firmado em Deus temos então uma grande ajuda para sabermos amar com um amor paciente, bondoso, um amor sem orgulho, sem vaidade, mas um amor sincero, puro e verdadeiro.
  Ao casal, desejamos as mais ricas bênçãos de Deus. Que Deus oriente e guie o amor de vocês e que vocês possam contruir um lar muito bonito e cheio de alegria.
   Um abraço carinhoso de toda a Congregação "Cristo Para Todos" de Bonito.

08/06/2012

ASSIM COMO EU VOS AMEI...

   Uma das palavras mais usadas em nosso vocabulário talvez seja a palavra AMOR. Porém ao mesmo tempo, parece muitas vezes ser uma palavra pouco compreendida. Em muitos lugares, muitas realidades, em muitos lares, esta palavra já parece não mais ter sentido ou significado.
   O texto de João 13.34 –35 nos diz: “Novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros".
   Jesus aqui não somente mostra que o amor é alguma coisa boa e que faz bem, mas, Jesus ordena à seus discípulos para que amem uns aos outros, do mesmo modo que Jesus também os amou, e continuaria amando. “Nisto conhecerão que sois meus discípulos” (v.35), ou seja, o discípulo com certeza, traz as marcas de seu mestre, e o amor é determinado aqui, por Cristo, como sendo o emblema, o distintivo, a marca de um verdadeiro cristão, de uma verdadeira testemunha do amor de Cristo. O novo mandamento é amar como Cristo, “...assim como eu vos amei”.
   Não é fácil falarmos de amor uns com os outros em dias de tanta violência; a palavra amor, parece ter um som estranho, um som diferente daquele que Jesus ensinava. Amar, hoje em dia, parece, para muitas pessoas uma piada. Amar, hoje em dia, é um desafio para os cristãos, que conhecem o verdadeiro amor. No mundo de hoje nós encontramos muitas barreiras que nos impedem de aplicar o amor ao próximo. Quando muitas pessoas estão dispostas a amar ajudar, outras parecem se aproveitar de situações para aplicar seus golpes. Enquanto muitas pessoas estão apenas querendo mostrar um gesto de amor e solidariedade, outros num gesto de egoísmo desmotivam atitudes como estas dizendo ser carreta e antiquada esta idéia.
   Mas afinal, o que será que significa a palavra Amar, para o mundo de hoje? Nós aprendemos desde cedo que Amar: É sentir algo que o leva a desejar o bem a alguém; É sentir algo que o leva a se dedicar em absoluto a alguém; Forte amizade, simpatia por outra pessoa. Desejar o bem, se Dedicar, Ter Amizade ou simpatia por outra pessoa. Coisas muito difíceis de se ver em dias de inimizade, de ódio e violência. A palavra AMOR, não parece estar sendo posta em prática com o seu verdadeiro significado, mas sim, de outras formas.
   Em tempos de tribulações, de miséria, de fome, de injustiças, de desamor; não temos outro caminho a seguir senão, o que CRISTO nos oferece. Precisamos viver o amor que nos foi confiado, um amor puro e colorido.  Precisamos viver o amor que nos foi confiado sempre na certeza de que Deus nos dará forças para vencermos muitos obstáculos que nos vem de encontro. O amor cristão é bondoso e paciente. Pense no quanto Jesus nos amou. Não merecíamos o seu amor, mas ele nos amou mesmo assim. Amou-nos tanto que morreu por nós na cruz. Um amor que não guarda mágoas de erros do passado. Toda vez que pedimos o perdão sinceramente, todos os erros do passado são apagados.
   “Amem uns aos outros”. Que esta frase faça sempre parte de nossa vida, que possamos levá-la junto de nós enquanto estivermos aqui neste mundo, e que sempre possamos Ter a certeza de que: Muitas serão as pessoas que serão beneficiadas com ela, e que, uma pessoa, irá ficar muito agradecida, se às guardarmos bem.
   Oração:Senhor Jesus, tu me amaste de tal maneira que deste a tua vida por mim. Ajuda-me a amar os outros com bondade e paciência. Amém.

A JELB-DIMASUL PARABENIZA A JELB PELOS 87 ANOS

05/06/2012

PROGRAMA CRISTO PARA TODOS (CPT 22) - DEPENDÊNCIA E RECUPERAÇÃO

CULTO DE 87 ANOS DA JELB

   No dia 02 de junho de 2012 a Igreja Luterana de Bonito realizou o Culto Jovem celebrando os 87 anos da JELB. Deus abençoou ricamente a JELB em todos estes anos, fazendo com que a sua Palavra chegasse até os nossos juvens hoje. É muito bom vermos hoje jovens dedicados a Palavra de Deus e fazendo com que o Reino de Deus continue sendo divulgado e anunciado entre os jovens também.
   Durante o sábado os jovens de Bonito estiveram reunidos e fizeram um bolo para celebrar este dia e também montaram um painel com fotos de diversos períodos da JELBON (Juventude Evangélica Luterana de Bonito).
    Parabéns JELB pelos 87 anos. Parabéns jovens pelo belo culto onde cada um ajudou. Que Deus assim continue nos abençoando e guardando em todos os caminhos. E como diz o Hino dos Jovens: "Juventude Luterana, forte e em santa união"... que todos nós possamos assim seguir, firmes e unidos com Jesus nosso Salvador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB