29/05/2012

87 ANOS DA JELB

   O dia 31 de maio, é um dia especial para os jovens luteranos. Neste dia, há 87 anos, era fundada a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). Acompanhe um pouco desta história...
   Tudo começou num vilarejo chamado Hartzpikade (Picada Hartz), na época pertencente ao município de Sapiranga/RS. Hoje, emancipado, Nova Hartz ainda guarda a memória de ser o local onde surgiu uma das mais antigas organizações juvenis religiosas do país, a JELB. A palavra-chave desse tempo era união: formação e união das primeiras comunidades em torno de um Sínodo, o surgimento das primeiras uniões juvenis e, enfim, o sonho de união de todos os grupos de jovens em uma liga.
Nesse tempo, só existia uma união juvenil no Rio Grande do Sul, e a dificuldade de transporte e comunicação isolava ainda mais uma juventude da outra. Com a fundação de uma Liga Juvenil Luterana no Brasil – nos moldes da liga juvenil norte-americana – esta situação poderia ser revertida através do intercâmbio, congressos e torneios esportivos. A Primeira Ata Oficial da JELB em 31 de maio de 1925 dizia “quão grande importância tal liga é para todos nós. Porque, o que por vezes não pode ser realizado por uma união juvenil, para uma Liga seria facilmente realizável.”
   A primeira diretoria eleita, a Waltherliga Brasiliens (Waltherliga Brasil), era composta por: presidente – Rev. Karl August Rupp; vice-presidente – Rev. Edmundo Neumann; secretário – Hans Maack e tesoureira – Srta. Leonora Klein. Restava apenas um detalhe: como se chamaria a liga? Sobre o nome escolhido, a ata explica: “Segundo resolução, foi dado à nova união [das ligas] o nome de ‘Waltherliga’. Isto ocorreu, primeiro, para preservar uma lembrança duradoura do nosso querido Dr. Walther, o qual por graça divina, novamente anunciou ‘Palavra e doutrina de Lutero’, clara e puramente e as colocou sobre um pedestal luzente, tornando-se assim o fundador de nosso querido Sínodo de Missouri; em segundo lugar, para com isso declarar que estamos unidos em espírito com a grande Waltherliga na América do Norte, à qual milhares de jovens pertencem e que já muita bênção proporcionou e ainda proporciona.”  (...)
   No tempo da Segunda Guerra Mundial, por questões nacionalistas do Estado Novo, a nossa organização passou a denominar-se Liga Walther. No ano de 1945, a Liga Walther foi extinta, e o trabalho juvenil na IELB ficou ao cargo de uma Comissão Pró-Juventude. Em 1950, a Comissão Geral foi reorganizada em JLB – Juventude Luterana do Brasil. Mais tarde, a organização juvenil passou a se chamar JELB.
   Da Waltherliga à JELB, nossa entidade recebeu diferentes nomes, mas com o mesmo sentido: levar o amor de Cristo para todos, especialmente para os jovens.
   Este texto e todas as informações da JELB você encontra no site www.jelb.org.br

PARABÉNS JELB PELOS 87 ANOS

TARDE DE EVANGELISMO

   No sábado dia 26 de maio algumas crianças e jovens da Igreja Luterana tiveram a  tarde do evangelismo distribuindo convites e folhetos evangelísticos no bairro da igreja.
    Este é mais um trabalho que será insentivado permanentemente na congregação, preparando desde cedo as crianças e jovens para o espirito de evangelização. Neste ano todos os Estudos Bíblicos também tem abordado este assunto da missão e evangelização.
   Valeu crianças e jovens pelo belo exemplo. Em breve teremos mais momentos como estes. Todos que participaram gostaram muito, por isso queremos cada dia mais pessoas ajudando nesta tarefa.

22/05/2012

VOCÊ TEM SIDO ÚTIL?

“Que a nossa gente aprenda a usar o seu tempo fazendo o bem e ajudando os outros em caso de necessidade, para que assim a vida da nossa gente seja útil!” (Tito 3.14).

   O apóstolo Paulo desafia seu discípulo Tito a ensinar sua comunidade a ser útil. Isso significa viver de tal forma que o próximo seja beneficiado. Não precisamos necessariamente largar trabalho, estudo ou lazer para fazer algo que traga benefícios a outras pessoas. Em alguns momentos isso até pode ser necessário. O que importa, todavia, é que falemos e façamos naturalmente o que contribui para o bem das pessoas ao nosso redor.
   Por que ser útil? Porque “...Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos...” (Tito 3.4). Somos pecadores, sem dúvida, mas através do seu Espírito Santo, o Pai, sempre de novo, nos chama de volta a seus braços, dando-nos uma nova chance. Se não fosse assim, você não estaria lendo esta reflexão, nem a sua Palavra – a Bíblia. Deus é que nos torna úteis: “ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa” (Tito 3.5). Assim, ser útil é uma forma de demonstrar gratidão a Deus, vivenciando aquilo que aprendemos de sua Palavra.
   Nós estamos sendo úteis? Você está sendo útil? Se não fomos, paciência, o que passou, passou. Importa, porém, que nos arrependamos para sermos úteis de agora em diante. Façamos isto através de palavras e ações.
   Se você quiser preparar-se melhor para ser útil, aproveite este fim de semana para ler a Palavra de Deus e ouvi-la na sua Igreja. Deus pode e quer orientá-lo e fortalecê-lo para cumprir esta importante missão.
   E neste final de semana, especialmente no Domingo, celebramos o dia de Pentecostes, que somos lembrados da descida do Espírito Santo sobre os discípulos, um fato marcante para toda a Igreja Cristã, por ser o cumprimento da promessa de Jesus de que ele estaria com ela e todo o povo, todos os dias, ensinando, capacitando e fortalecendo a cada um para que pudesse viver sendo útil e em esperança. Isso anima e indica o quanto o Pai nos ama e que está conosco, não importando em que situação nos encontremos “E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos” (Tito 3.7).
   Que você tenha uma ótima semana, “Fundamentando – Jesus – a rocha firme”.
Pastor Daltro Regauer
Iporã do Oeste, SC

CASAMENTO CIVIL DE WELLINGTON E MARIELLY

   No dia 18 de maio aconteceu o casamento civil de Wellington e Marielly. A cerimônia do casamento religioso será no dia 09 de junho de 2012. Desde já desejamos a eles as mais ricas bênçãos do Bom Deus.
   Lembrem-se sempre do sábio conselho que Deus traz a vocês e que é também o versículo Bíblico do casamento de vocês: "Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado nem guarda mágoas. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência" (1 Co 13.4,5,7). Grande abraço de toda a Igreja Luterana de Bonito.

17/05/2012

ASCENSÃO DE JESUS

   Nesta quinta-feira, dia 17 de maio, a Igreja Cristã celebra a Ascensão de Jesus Cristo aos céus. 40 dias após a sua ressurreição, Jesus foi elevado às alturas.
   A ascensão de Jesus é uma das histórias bíblicas cada vez menos conhecidas do grande público. Num passado não tão distante, em cidades com forte influência protestante, a ascensão de Jesus era comemorada como feriado. Hoje, é rara a menção da data em algum lugar de destaque.
   Mesmo na Igreja, muitos não sabem exatamente o que celebrar neste dia. Por que celebrar a ascensão de Jesus? Que significado tem este dia para a fé cristã? A mensagem deste blog vai querer ajudá-lo a entender o seu real significado.
   O relato da ascensão de Jesus, além de constar no Evangelho de Lucas, aparece no Evangelho de Marcos 16.19 e no livro de Atos 1.9-11. Lucas utiliza o mesmo evento da ascensão para concluir o seu Evangelho - em que conta a vida de Jesus - e para iniciar o livro de Atos - em que conta o início da história da Igreja. Este dado fornece-nos a perspectiva com que o evangelista aborda este evento. Encerra-se a missão de Jesus na terra e inicia-se o trabalho de Jesus no céu e a missão da Igreja, numa nova perspectiva, na terra. Também o Evangelho de João faz menção à ascensão de Jesus. Neste Evangelho, a ascensão é apresentada sempre de forma profética - como algo que estava previsto acontecer com Jesus (João 6.62; 14.2, 12; 16.5, 10, 17, 28; 20.17).
   O evangelista Lucas interpreta a ascensão como sendo um evento que distingue dois momentos da história da salvação. Até a ascensão, uma série de eventos deveria acontecer com Jesus para que se cumprissem as Escrituras. Após a ascensão, a ação de Jesus no mundo se daria de outra maneira. Ele estaria no céu, junto ao Pai, intercedendo pelos cristãos. O Espírito Santo estaria acompanhando a Igreja na terra em sua atividade de testemunho.
   O autor de Hebreus menciona a ascensão para encorajar e animar seus leitores quando estes estiverem desfalecidos (Hebreus l.3; 4.14; 9.24). O fato de Cristo ter subido aos céus é garantia de que temos um Salvador que pode e quer nos ajudar. Podemos confiar naquele que está assentado à destra do Pai.
   Portanto, o episódio da ascensão, na Bíblia, é utilizado para encorajar os cristãos na sua atividade de testemunho e para consolá-los nos momentos difíceis. Crer que Jesus subiu ao céu serve para animar as pessoas cristãs a falarem do Salvador e para dar-lhes a certeza de que a vitória foi definitivamente conquistada por Jesus Cristo.
   A intenção de Lucas, ao colocar a narrativa da ascensão como conclusão do texto de seu Evangelho, é bem clara. Ele apresenta a razão da vinda de Cristo e a perspectiva para a vida dos discípulos a partir da sua subida aos céus. Os discípulos podem se dedicar com alegria e confiança à obra que Deus lhes confiou, pois a salvação que o Messias veio trazer foi concluída com êxito e as promessas de Deus cumpriram-se e continuarão se cumprindo. Em resumo, o que Lucas diz é o seguinte: o que Deus disse que o Messias faria foi cumprido por Jesus. Podemos dispor-nos a ser testemunhas, pois Deus, que foi fiel em suas promessas, continuará conosco na tarefa de testemunhar essa mensagem ao mundo. Ele continuará a honrar a sua promessa e nos dará o seu poder.
   Mais do que uma ação, Lucas quer criar em seus leitores a atitude de confiança e disposição para a tarefa de testemunhar. A ascensão é o acontecimento histórico que mostra aos discípulos, com toda a clareza, que a paixão, morte e ressurreição de Jesus não foram meros episódios sem sentido. O plano de Deus continua em andamento.
   O texto do evangelho chama a nossa atenção para dois aspectos em que o ser humano tem dificuldades e falha em relação a Deus. O primeiro é a falta de compreensão dos acontecimentos ao seu redor. Os discípulos de Jesus não conseguiam compreender porque estavam acontecendo as coisas que eles vivenciaram. Quando Jesus foi preso, os discípulos o abandonaram. Pedro pensou que era preciso sacar a espada para defender a Jesus. Quando Jesus morreu e foi sepultado, alguns pensaram que era o fim, que suas esperanças tinham sido em vão.
   Até hoje é difícil entender os acontecimentos ao nosso redor. Quando houve o atentado terrorista às torres em Nova Iorque, em setembro de 2001, alguns diziam que foi castigo contra a injustiça imperialista americana e outros diziam que foi um ato contra a humanidade. Quando aconteceu a guerra do Afeganistão, as interpretações dos fatos também foram contraditórias. Da mesma forma, temos dificuldade de entender as crises de tantos outros países. Na nossa vida particular, temos dificuldade de entender por que certas coisas acontecem.
   A história da ascensão mostra com clareza que, se Jesus não ajudasse os discípulos a interpretar os acontecimentos, eles não os entenderiam. Há um plano de Deus para este mundo e este passa por Jesus Cristo. Ele é o centro da história. Ele é o Senhor da história. Nele podemos confiar. Se, às vezes, não conseguimos entender os fatos, podemos continuar confiando em Jesus Cristo. Ele venceu os poderes do mal. Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. Ele tem todo o poder e nos abençoa, mesmo quando não entendemos o que está acontecendo.
   O segundo aspecto para o qual o texto chama nossa atenção é a necessidade de pregar arrependimento para remissão dos pecados. Arrependimento faz parte da vida cristã. Ninguém acerta todas. Ninguém acerta sempre. Arrependimento significa reconhecer que há coisas erradas em nossa vida que precisam ser confessadas e acertadas. Deus, em Cristo, perdoa. Deus, em Cristo, dá nova oportunidade. Pessoas precisam se arrepender. Nações precisam se arrepender. A justiça que Cristo restaurou precisa ser o padrão de vida. Só em Cristo isso é possível. Por isso, a tarefa dos cristãos é ser testemunha, pregando o arrependimento para remissão dos pecados.
   Portanto, a Ascensão de Jesus aponta-nos estes aspectos na sublime missão de levar CRISTO PARA TODOS, certos e convictos que Ele estará conosco até a consumação dos séculos (Mateus 28.20)
Pastor Carlos Wilhelms
Campo Grande, MS

08/05/2012

VOCÊ PENSA EM DEUS?

   Olhando para a figura à cima podemos tirar uma grande lição para a nossa vida cristã. O quanto estamos dedicando do nosso tempo para servir ao Senhor? Vamos fazer uma conta bem simples. Uma semana é composta por 7 dias de 24 horas, se multiplicarmos o número de horas pelo número de dias teremos um total de 168 horas na semana toda. Dessas, geralmente temos 1 hora de programação na igreja, seja Culto, Estudo Bíblico ou Reunião de Departamento. Supondo que você participe de 1 Culto, 1 Estudo Bíblico e 1 Reunião de Departamento, você terá investido 3 horas na sua edificação espiritual. Sobra ainda 165 horas para investir em outras áreas da vida, como a família, os amigos e o trabalho. Mas infelizmente tem pessoas que acham demais perder 3 horas de seu precioso tempo para participar da igreja. Para alguns, 3 horas seriam o suficiente para crescer ainda mais financeiramente, para outros seria o tempo suficiente para curtir um baile ou uma matiné, e ainda terão aqueles que vão usar o cansaço e a preguiça como justificativa para aproveitar essas 3 horas na cama ou na frente da televisão.
   Não é preciso tornar-se um crente fanático e dedicar às 168 horas da semana para a igreja. É preciso sim, colocar Deus em primeiro lugar em nossos corações e dedicarmos uma parte do nosso tempo para ouvir a Deus e os seus ensinamentos. Agindo assim, as demais coisas nos serão acrescentadas e nossa vida será conduzida amorosamente por Deus. Deus dedica todo o tempo dele para nós! Amém.

Pastor Maycon Roberto Klagenberg
Salgado Filho, PR

01/05/2012

TEMOS UM BOM PASTOR QUE CUIDA DE NÓS - JOÃO 10.1-18

   Quem ama cuida! Essa expressão é muito conhecida entre nós. Usamos essa expressão quase sempre para revelar o amor que temos para com nossa esposa, marido, filhos, namorada, etc. Essa expressão revela para nós o medo que temos de fazer sofrer a pessoa que tanto amamos e, dessa forma, queremos proteger, cuidar, amar essa pessoa de tal forma, que ela possa ver nesse cuidado tudo aquilo que sentimos por ela (ele): "Quem ama cuida!", também encontramos essa expressão no Evangelho de João 10.1-18. Vemos essa expressão nas palavras do Salvador Jesus: "Eu sou o Bom Pastor". Com essas palavras Jesus faz a relação com aquele que ama e cuida de suas ovelhas, o "Bom Pastor", com aqueles que não se importam com elas, o "mercenário".
   Jesus havia curado um homem que era cego desde seu nascimento. Esse milagre confundiu a cabeça dos fariseus, lideres religiosos do tempo de Jesus, de tal forma que esses homens não conseguiam compreender porque Jesus havia curado, ou ainda, porque Jesus havia acolhido uma pessoa que tinha tal problema. Eles não conseguiam compreender o cuidado que Jesus tem até mesmo por uma "ovelha cega".
   Com sua maneira de pensar, esses homens não tinham espaço para acolher e cuidar dessas pessoas fracas. Antes, eles faziam diferenciações entre o fraco e o forte, excluindo, abandonando o fraco.
   Jesus compara os fariseus com "mercenários", pois, não tinham amor por suas "ovelhas, pessoas fracas e fragilizadas, que precisavam ser acolhidas e aceitas. Os mercenários eram pessoas contratadas para cuidar das ovelhas. Faziam isso apenas pelo dinheiro e pelo sustento que lhes eram dados. Eles não tinham cuidados para com as ovelhas e nem as protegia, antes, condenavam as ovelhas fracas, exploravam a fé delas e se serviam de sua lã e da sua carne. Quando vinha o perigo o mercenário fugia e abandonava as ovelhas aos lobos. Assim Jesus compara esses lideres aos mercenários, pois, ao invés de acolher e cuidar das pessoas "cegas", eles as julgavam e as abandonavam. Jesus ao acolher esse homem cego mostra como o "Bom Pastor" cuida de suas ovelhas. Ele é a porta por onde essas ovelhas passam e ficam seguras. Elas entram e ficam protegidas a noite contra os lobos e os ladrões e encontram pastagem e alimentação durante o dia.
   Quem são essas ovelhas? Essa é a nossa pergunta! A resposta de Jesus é: todas as pessoas que estão cansadas e sobrecarregadas, essas são as ovelhas que o "Bom Pastor" convida para entrar pela "porta" e ser acolhida e receber os cuidados de Jesus.
   E assim como essas pessoas, nós também somos convidados por Jesus, o nosso "Bom Pastor", a entrar por essa porta, onde encontramos proteção e cuidados. “Eu sou a Porta!", essas palavras de Jesus são para nós palavras acolhedoras que, nos buscam em meio a nossas dores e sofrimentos. Ela nos acolhe no nosso mais íntimo pecado, nos refrigera a alma e nos faz encontra nos braços de Jesus consolo e perdão. Cristo ama as sua ovelhas, Ele conhece suas dores e suas aflições. Jesus sabe quando uma só se perde e vai ao encontro dela. Jesus conhece a cada um de nós pessoalmente e conhece aquilo que nos faz sofrer e chorar. É nessa fragilidade que Jesus nos ama e, com a sua doce voz nos chama para os seus braços de amor.
   Quem ama cuida! Jesus nos ama e cuida pessoalmente de cada um de nós. Ele sara as nossas feridas, cuida das nossas dores, nos carrega no colo e nos dá a sua vida por cada um de nós e declara: "Eu sou o Bom Pastor".
   Oração: Querido Deus e amado Pai Celestial, nos te agradecemos por que revelaste a nós, por meio do Bom Pastor Jesus todo carinho, cuidado e amor que tens por cada um de nós pessoalmente. Tu conheces as nossas dores e as nossas necessidades, e é em meio a essa nossa fragilidade que vens ao nosso encontro, por meio de tua palavra e sacramento para nos oferecer todo cuidado de teu reino. Guarda-nos Pai sempre nessa esperança que encontra no teu amor e misericórdia todo consolo, amparo, força e coragem para caminharmos nesse mundo, mesmo e apesar de toda a consequência que o pecado traz para a nossa vida, rumo a eternidade. Seja sempre o nosso guia, nosso protetor e o nosso preservador. Por Cristo, nosso Bom Pastor e o Espírito Santo o Consolador, um só Deus contigo para todo o sempre. Amém.
Pastor Elton Americo
Congregação Evangélica Luterana Paz – Coxim-MS.
blog:www.cruxteologorum.blogspot.com

CULTO CAMPAL EM BONITO

   Mesmo com o frio e a chuva, no último dia 29 de abril de 2012 foi realizado o Culto Campal da Congregação "Cristo Para Todos". O culto aconteceu na chácara do Sr. Neldo e da Dona Dulce. Foi um dia muito agradável onde tivemos a oportunidade de louvar a Deus e de crescer em comunhão e também em amizade.
   Na parte da tarde tivemos também um momento de Gincana Bíblica com diversas perguntas bíblicas e também atividades ligadas a alguns textos bíblicos. A vencedora da gincana foi a Dona Quézia. Este foi um momento muito especial onde pudemos aprender e crescer juntos na Palavra de Deus.
   A todos que participaram neste dia fica o nosso agradecimento. Também ao Sr. Neldo e a Dona Dulce a nossa gratidão pela acolhida em sua chácara. Valeu pessoal e que venha logo nosso próximo Culto Campal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


VÍDEO INSTITUCIONAL DA IELB